Bahiana é destaque no III Fórum da Rede Nacional de Pesquisa

Apresentação teve como foco a utilização do Optiportal em aulas de medicina.

A possibilidade de uma mesma aula acontecer em dois lugares diferentes e ao mesmo tempo. Não se trata de desconstrução das leis da física e, sim, de mais um uso da tecnologia como ferramenta da educação, iniciativa que vem sendo realizada desde o ano passado pela Bahiana, por meio do Optiportal. A experiência colocou a escola como um dos destaques do III Fórum da Rede Nacional de Pesquisa que aconteceu de 2 a 4 de setembro, em Brasília.

A apresentação do Painel de Colaboração e Visualização em aulas de Medicina foi realizada simultaneamente, em Brasília, pelo gestor do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais (CEDETE), Prof. Antonio Carlos Costa e, em Salvador, diretamente da sala de videoconferências do CEDETE, pela Prof.ª do curso de Fisioterapia, Patrícia Alcântara.

A metodologia utilizada pelos docentes vem sendo usada em aulas do curso de Medicina, quando são transmitidas imagens de exames como Raio X e tomografias, diretamente do Hospital Santa Izabel para a sala de videoconferências do CEDETE, onde acontecem as aulas.

“A nossa ideia era passar as sessões com pacientes sem ter que levar os alunos para o ambiente hospitalar”, explica Prof.ª Patrícia Alcântara. Ela explica que, diferentemente das imagens exibidas em data show e por computador convencional, a tecnologia do Optiportal permite a visualização de imagens em 4k, uma definição ainda mais precisa do que em HD (High Definition).