Notícias

Notícias

Fórum de Pesquisadores da Bahiana recebe avaliadores da CAPES

Encontro trouxe como tema a pesquisa colaborativa.

compartilhe

Com o tema “Pesquisa Colaborativa”, o IV Fórum de Pesquisadores da Bahiana, que aconteceu no auditório do Centro de Convenções da Bahiana, na Unidade Acadêmica Cabula, na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro, contou com a participação de professores e alunos da graduação e pós-graduação, integrantes de grupos de pesquisa convidados, além dos avaliadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os professores José Antônio Rocha Gontijo (UNICAMP) e João Pereira Leite (USP). A abertura contou com a presença da diretora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani e da coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof.ª Dra. Kátia Sá.

          


Integrando as atividades de reflexão sobre a produção científica da instituição, foi realizado, no dia anterior, 24 de setembro, o I Seminário de Pesquisadores da Bahiana. Todas as atividades integram a programação da 14ª Mostra Científica e Cultural da Bahiana que segue até sexta-feira, 26 de setembro.

Prof.ª Kátia Sá destacou a importância da participação dos representantes da CAPES, convidados pela Bahiana. “Este ano trabalhamos o tema da pesquisa colaborativa e, ao mesmo tempo, buscamos melhorar as notas do nosso programa. Então trouxemos para o I Seminário de Pesquisadores da Bahiana, os líderes da avaliação da CAPES - Medicina 1 e Medicina 2, para assistirem a alguns projetos de nossos concluintes, quando então, puderam dar sugestões para melhorarmos. Eles viram e reconheceram a qualidade do que produzimos de pesquisa. Hoje, em suas apresentações no Fórum de Pesquisadores, eles puderam aprofundar essas orientações de como a CAPES avalia em cada uma das áreas, para termos indicadores e desenvolvermos melhor a nossa pesquisa”.


Prof.ª Dra. Kátia Sá e Prof.ª Dra. Ana Marice Ladeia

Como é tradição do Fórum de Pesquisadores da Bahiana, foi realizada a entrega dos prêmios de Pesquisador Emérito, este ano conferido ao Prof. Luiz Erlon Rodrigues e de Pesquisador do Ano, conquistado pela Prof.ª Ana Marice Ladeia. “Meu envolvimento com a pesquisa na Bahiana se deu desde que aqui cheguei, em 2002, e foi crescente porque senti que a gente precisava avançar e chegar lá. Essa premiação também dedico aos professores orientadores e aos orientandos, pois é com o trabalho deles que alcançamos os números de nossa produção científica”, declarou a premiada.


Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, 
 Prof. Luiz Erlon Rodrigues e Prof.ª Dra. Kátia Sá

Surpreso com o reconhecimento, o Prof. Erlon também ressaltou o grande desenvolvimento da pesquisa dentro da instituição. “Eu não esperava. A Bahiana, onde estou como professor há 39 anos, tem obtido, nestes últimos dez anos, um progresso extraordinário, não somente nos cursos de graduação e pós-graduação, como na área de investigação científica. Ganhar este prêmio me deixa sem palavras!".

No turno da tarde, foi realizada a XII Jornada de PIBIC com a apresentação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidas por bolsistas de 2013-2014.


Confira as fotos.