Encontro discute desenvolvimento da pós-graduação nas IES particulares

Evento reuniu representantes de instituições de 16 estados brasileiros.

O som da Camerata de Violão do Instituto de Música da Universidade Católica de Salvador (UCSal) deu início ao XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares que aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro, Centro de Convenções da Bahiana, na Unidade Acadêmica Cabula.

Este ano, o encontro trouxe como tema “Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: perspectivas para sua consolidação nas IES particulares” e foi realizado conjuntamente com o IX Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares” (FOREXP). Os dois eventos são uma realização da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp).

Nestes dois dias, estiveram reunidos os gestores de pós-graduação e dirigentes de instituições de ensino superior particulares de diversos estados com o objetivo de fortalecer e consolidar o segmento da pós-graduação e da pesquisa.

“É um prazer enorme receber esse evento na Bahiana. Esperamos que estes dois dias sejam muito proveitosos para que fortaleçamos o desenvolvimento da pós-graduação nas instituições de ensino superior particulares”, declarou, em sua fala de abertura, a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana, Dra. Kátia Sá.

Segundo o Dr. Cícero Ivan Ferreira Gontijo, diretor-superintendente da Funadesp, “esta edição contou com 88 inscritos de 43 instituições de 16 estados brasileiros. Mesmo sendo poucos de cada estado, temos aqui presentes mais da metade do Brasil representada”.

A programação foi aberta com a mesa-redonda “Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão: perspectivas para sua consolidação nas IES particulares” que teve como palestrante o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras-CRUB e reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC/GO, Prof. Wolmir Amado, e contou com a participação do Dr. Cícero Ivan Ferreira Gontijo, da diretora de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade Novos Horizontes/MG, Prof.ª Marlene Catarina O. Lopes Melo, do reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, Prof. Benedito Guimarães Aguiar Neto e do reitor da Universidade FUMEC/MG, Prof. Eduardo Martins de Lima, como debatedores.

Entre as atividades desenvolvidos durante os dois dias, foram realizadas palestras, mesas-redondas e reuniões  da Rede de Dirigentes de Pós-Graduação e Pesquisa das IES Particulares – Rede PGP e do Fórum de Extensão das IES Particulares – FOREXP.