Notícias

Notícias

Bahiana promove Encontro Anual do Centro de HTLV

Evento será realizado em parceria com a Associação HTLVida.

compartilhe

Pacientes portadores do vírus HTLV, familiares, profissionais de saúde e interessados em saber mais sobre a doença estarão reunidos, no próximo dia 29 de maio, no Encontro Anual do Centro de HTLV da Bahiana, unidade referência nacional no acolhimento e tratamento de pacientes portadores do vírus.

A programação tem início às 8h30 e acontece na sala 105 do Pavilhão de aula da Unidade Acadêmica Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, na Av. D. João VI, 275, Brotas.

Realizado em parceria com o curso de Enfermagem da Bahiana, o Programa de Educação Tutorial do curso de Fisioterapia da Bahiana/FAPESB e a Associação HTLVida, o encontro tem o objetivo de debater perspectivas de melhorias no atendimento dos pacientes portadores do HTVL e analisar a devolução dos projetos e pesquisas desenvolvidos pelo Centro de HTLV. 


HTLV (Vírus Linfotrópico da célula humana)
O HTLV é um retrovírus da mesma família do HIV, que infecta a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema imunológico do organismo.

Existem dois tipos desse vírus: o HTLV-I e o HTLV-2. O tipo I está associado a doenças graves neurológicas degenerativas (paraparesia espástica tropical) e hematológicas, como a leucemia e o linfoma de células T humana do adulto (ATL). Polimiosites, poliartrites, uveítes e dermatites são enfermidades que estão relacionadas com esse tipo viral. O segundo tipo ainda não tem esclarecimento sobre associação a alguma patologia.


Transmissão
Semelhante ao vírus HIV, o HTLV é transmitido por via sexual (relações sexuais desprotegidas), nas transfusões de sangue, pelo uso compartilhado de seringas e agulhas e da mãe para o filho durante a gestação, durante o aleitamento materno e no momento do parto.


Centro de Atendimento ao Portador de HTLV
O Centro de HTLV presta um atendimento integrado e multidisciplinar aos indivíduos infectados pelo HTLV, visando seu bem-estar físico e mental. O atendimento envolve desde o diagnóstico laboratorial de triagem e confirmatório da infecção, ao acompanhamento médico, apoio psicológico e fisioterapêutico.

O centro não atende apenas pacientes de Salvador, mas de todo o estado da Bahia. A maioria deles é constituída por indivíduos carentes, sendo atendidos pelo SUS. Devido a sua crescente demanda e com a função de ser multidisciplinar, ele conta com o apoio do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana - ADAB que disponibiliza uma equipe composta por dermatologista, enfermeira, fisioterapeuta, ginecologista, infectologista, neurologista, obstetra, oftalmologista, psicólogo  e psiquiatra.