Notícias

Estudantes de Medicina realizam curso para gestantes

A inciativa foi coordenada pela Prof.ª Maria Cristina Santana e acontece semestralmente.

01/06/2015


Estudantes de Medicina realizam curso para gestantes

A inciativa foi coordenada pela Prof.ª Maria Cristina Santana e acontece semestralmente.

O curso de Medicina da Bahiana realizou, durante toda esta semana, o Curso para Gestantes, na Unidade Acadêmica Brotas. Em cada dia, foi abordado um tema relacionando à gravidez como: gravidez, parto e puerpério, o que pode e não pode durante a gestação, aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido e relação mãe e filho, desde o período intrauterino.

O curso é coordenado pela professora do curso de Medicina da Bahiana, Maria Cristina Santana, que desenvolve esse trabalho em conjunto com alunos do 2º ano de Medicina que ministraram palestras educativas. “Já oferecemos para a comunidade esse curso, há algum tempo, no intuito de promover um espaço, não só de informação e orientação, mas também de acolhimento e humanização. Essa é uma oportunidade de os alunos se aproximarem mais da comunidade, usando também metodologias acolhedoras e humanas, utilizando vídeos, técnicas de relaxamento, aromaterapia, cromoterapia, dramatizações e músicas”, pontua.
 

          

A proposta visa proporcionar uma integração entre os alunos e a comunidade para que, assim, eles possam vivenciar assuntos importantes para o crescimento acadêmico. A aluna do 3° semestre de medicina, Vanessa de Oliveira, relata que é uma experiência muito interessante, tanto para as gestantes e pessoas que participam do curso quanto para os alunos. “Minha palestra foi sobre higiene íntima e banho no bebê e foi super legal, as mães gostaram muito, esclareceram as dúvidas, expliquei sobre o banho, os horários, as posições, questões que causam um pouco de medo nos pais. É uma oportunidade muito gratificante porque precisamos lidar com o neonato na nossa carreira e, durante o curso, é trabalhada essa orientação e suporte para as gestantes”.

A maternidade é um momento muito especial e delicado na vida da mulher e as dúvidas são constantes tanto durante a gravidez quanto após o nascimento do bebê. Muitas “marinheiras de primeira viagem” ficam desesperadas com a gestação, como é o caso da estudante de 12 anos, N. E. Barbosa que está grávida de sete meses e tem pouca noção dos cuidados com o bebê, contando com a ajuda da mãe. “Eu estou tão grávida quanto minha filha, que não tem a mínima maturidade para essa gravidez. Esse curso foi fundamental, porque eu vou ajudar, mas não vou fazer tudo, então, é essencial o aprendizado desses cuidados e orientações com o bebê”, cita Maria Judite, 51 anos, mãe da estudante.


Confira as fotos.

 

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936