Notícias

Notícias

I Fórum de Instituições de Ensino Superior é realizado na Bahiana

Debate sobre processo de formação dos acadêmicos de enfermagem para a saúde mental é tema nas discussões entre os docentes.

compartilhe

Os desafios para a formação de enfermeiros diante da atual política brasileira de saúde mental foi o tema debatido no I Fórum de Instituições de Ensino Superior promovido no dia 29 maio, pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana), na Unidade Acadêmica Cabula.

Na sua 1ª edição, a programação é uma parceria  entre a Bahiana e a Universidade Federal da Bahia, representadas pelos docentes dos cursos de Enfermagem, Simone Cardoso Passos (Bahiana), Priscila Coimbra Rocha (UFBA) e George Amaral Santos (UFBA). 

O evento contou com a presença da diretora da Escola de Enfermagem da UFBA, Heloniza Oliveira Gonçalves Costa e da vice- diretora, Cristina Maria Meira de Melo e da coordenadora do curso de Enfermagem da Bahiana,  Cristiane Magali Freitas dos Santos.

Durante a programação, foi ministrada pela psiquiatra Dra. Mônica de Oliveira Nunes de Torrenté da UFBA, uma palestra com o tema: “A formação comprometida com as políticas atuais de saúde mental: desafios para a graduação. Em seguida, foi realizada uma mesa-redonda com o tema: “Demandas de conhecimento na prática em saúde mental: experiências nos serviços substitutivos”, com a participação de  Eduardo de Agueda Nunes Calliga, Sarah Meireles e Gustavo Emanuel Cerqueira Menezes.  No turno vespertino foi promovida uma roda de conversas com os docentes de diversas instituições de ensino superior, mediada por   José Lúcio Costa Ramos (UFBA) e Norma Carapiá Fagundes (UFBA).