Notícias

Notícias

Bahiana promove I Meeting de Treinamento de Força Avançado

Programação reúne profissionais e estudantes de Educação Física.

compartilhe

“O Meeting de Treinamento Avançado de Força é um marco interessante na área da Educação Física, principalmente vindo de uma escola como a Bahiana que tem destaque em tudo que produz. Esse evento tem o respaldo do coordenador do curso, Prof. Clarcson Plácido, uma referência na área  e que tem o desejo de que a profissão cresça e tenha um nível profissional de excelência”, relata o Prof. Me. Cláudio Roberto, que esteve presente no I Meeting de Treinamento de Força Avançado, realizado no último sábado, 19 de setembro, na Unidade Acadêmica Cabula, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A programação foi uma iniciativa do curso de Educação Física da Bahiana e reuniu discentes e docentes de diversas instituições com o objetivo de divulgar metodologias e ferramentas de treinamento físico na promoção de saúde, estética, nutrição e alta performance.

“É um privilégio ter a presença de profissionais tão gabaritados no nosso evento. Fiquei muito feliz em trazer esse tipo de discussão para nossa instituição e ofertar para as pessoas que têm interesse em discutir ciência, pois a essência da nossa formação passa pela formação em ciência, a partir do momento em que entendemos como essas informações podem ser traduzidas para a nossa prática profissional”, explica o coordenador Clárcson Plácido.

     


Ao longo do evento, foram ministradas minipalestras sobre assuntos relacionados ao treinamento integrado de força com temas específicos que incluíam a correção dos movimentos para maiores ganhos de potência; aplicabilidade do treinamento integrado vs. Isolado na preparação física do futebol; treinamento de força, gasto calórico e emagrecimento; adaptações neuromusculares das diferentes isoformas de miosina de cadeia pesada, entre outros assuntos ligados ao treinamento avançado de força.

Estiveram presentes no evento o Prof. Bernardo Neme Ide, doutorando em Biodinâmica do Movimento Humano pela LABEX e mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela UNICAMP; o fisioterapeuta Fábio Arcanjo, especialista em Fisioterapia Traumo-ortopédica Funcional, graduado pela Universidade Católica (UCSAL); Lucas Vinícius, preparador físico do Esporte Clube Vitória; o Prof. Randilson Menezes, especialista em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, Prof. Dr. Jonato Prestes, doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos, Glauco Correa, professor de Educação Física (UCSAL) especialista em Treinamento Funcional (UVA), Prof. Valdemar Calmo entre outros.

“O evento é extremamente interessante por reunir profissionais qualificados da área e professores que estão atualizados em explanar sobre as novas tendências em relação ao treinamento de força e novas metodologias de trabalho para o treinamento, habilitação e desenvolvimento de atletas”, explica a professora da Academia Vida Ativa e atleta de voleibol, Alba Oliveira do Carmo, 33 anos.

O fisioterapeuta Fábio Arcanjo, especialista em Fisioterapia Traumo-ortopédica Funcional relata que o evento foi muito produtivo, pois permitiu uma integração entre todos os profissionais da área de Educação Física. “A programação é rica e permite o acesso a informações atualizadas baseadas em evidências científicas e isso promove um crescimento dos discentes, proporcionando o conhecimento de práticas e tendências atualizadas no mercado”, explica.

“Sou aluna do curso de Educação Física do 1° semestre e essas palestras são muito importantes para a minha formação acadêmica. Já estou estagiando na área e com base em todos os assuntos abordados no meeting será muito produtivo no meu desempenho profissional”, comenta Ingrid Tatiane, aluna do 1° semestre da Bahiana.