Bahiana recebe universitários norte-americanos do Programa Semester at Sea

Visita é mais uma ação apoiada pelo REAII.

Na última sexta-feira, 11 de novembro, o curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebeu a visita de um grupo de 30 estudantes norte-americanos, que vieram ao Brasil por meio do programa de estudo internacional Semester at Sea e, na ocasião, conheceram a Unidade Acadêmica Brotas. Eles foram acompanhados pela Prof.ª Peg Barratt, de Psicologia Social, da George Washington University.

Essa ação teve o apoio direto de um novo núcleo da Bahiana, o REAII-Relacionamento Acadêmico Institucional e Internacionalização, coordenado pela Prof.ª Antonieta Araújo. Seu principal objetivo é construir um espaço transcultural, onde seja possível partilhar experiências de diferentes culturas seja através de  uma agenda de encontros acadêmicos, seja estabelecendo convênios de intercâmbio com outras universidades ou favorecendo visitas e missões internacionais.

Na programação, os visitantes foram recepcionados pela Prof.ª Antonieta e pela supervisora pedagógica do curso de psicologia,  Prof.ª Ligia Vilas Boas, quando fizeram um tour pelas instalações da instituição. Após a visita, os estudantes dirigiram-se ao refeitório, vivenciando um pouco a cultura universitária e experimentando o tempero baiano.

À tarde, foi promovido um bate-papo sobre Psicologia Social com a coordenadora do curso de Psicologia da Bahiana, Prof.ª Sylvia Barreto, e com a Prof.ª Marilda Castelar, estando presente também a Prof.ª Luiza Ribeiro e alunos de diferentes semestre do curso de Psicologia.

Foram apresentados o perfil do curso, as práticas e as formas de estudos dos ciclos de vida e atividades de extensão desenvolvidas com a comunidade. Houve trocas importantes acerca das diferentes tendências de ações da Psicologia Social na América Latina e na América do Norte e muitas perguntas foram feitas pelos segmentos dos estudantes.

O programa SemesteratSea promove viagens de intercâmbios e estudos com estudantes de diversas universidades dos Estados Unidos. O navio MV Explorer tem capacidade  para 700 estudantes e corpo letivo de 120 professores. O corpo discente e o docente são oriundos de diferentes universidades dos EUA e as aulas ocorrem em salas de aulas regulares no navio, sendo essas visitas consideradas aulas de campo. O Brasil foi o sexto país onde aportaram devendo chegar, em janeiro, ao seu destino final.