Novos da Bahiana acontece na Unidade Acadêmica Cabula

Programação marca a abertura do ano letivo, dando boas-vindas aos calouros.

"Tenho muitas amigas que estudam aqui e só ouço boas referências, então, é isso que eu espero para minha formação, estudar em uma instituição acolhedora e de excelência no ensino", relata Ravena Sena, 21 anos, caloura do curso de Biomedicina que esteve presente no Novos da Bahiana 2016.1, no dia 22 de janeiro, na Unidade Acadêmica Cabula.

O evento, que marcou a recepção dos novos acadêmicos da Bahiana, contou com a participação de convidados especiais, a exemplo da sócia diretora da Véli Soluções em RH, Margot Azevedo, uma das fomentadoras do projeto de formação de atletas das comunidades de Flamengo e Araras, no sertão da Bahia, que é coordenado por Antônio Ferreira Bonfim (Ferreirinha), palestrante principal da manhã. O momento ganhou seu tom artístico com  a apresentação musical dos psicólogos do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), Débora Ferraz e Gustavo Vilas Boas.

Na ocasião, os Novos da Bahiana puderam também recebem as boas vindas dos coordenadores dos cursos de Medicina (Prof.ª Eliana de Paula), Biomedicina (Prof. Geraldo Argolo), Educação Física (Prof. Clárcson Plácido), Fisioterapia (Prof.ª Luciana Bilitário), Odontologia (Prof. Urbino Tunes), Psicologia (Prof.ª Sylvia Barreto), além de toda a equipe do NAPP.

Segundo a coordenadora do NAPP, Angélica Mendes, a Bahiana estabelece uma rede de relações com os alunos, acreditando no potencial de cada um. “A gente sabe o que faz e sabemos quem estamos formamos. Acreditamos nos alunos e muitos retornam a casa como profissionais”, explica.

No decorrer da programação, o educador físico Ferreirinha apresentou uma palestra sobre sua iniciativa de montar uma escola de atletismo nos povoados de Flamengo e Araras, no interior da Bahia.

“É uma satisfação estar aqui em uma faculdade muito renomada na Bahia e, para a gente, é muito importante o dia de hoje, pois viemos trazer uma história simples do interior, uma mudança de cultura quando implantamos dentro de um povoado, a filosofia do atletismo e podemos estabelecer a filosofia de vida entre as crianças e os pais de que a atividade física é necessária e obtém resultados significativos para a saúde, a convivência familiar e com a comunidade”, relata.

“Cada turma que chega é uma grande responsabilidade, um momento de reflexão sobre a importância que a gente esteja revendo os nossos princípios, valores, no sentido de repassar isso para os alunos com dinamismo e com esperança de formar profissionais de excelência”, relata a coordenadora do curso de Medicina, Prof.ª Eliana de Paula.

Conforme a Prof.ª Luiza Ribeiro, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, é sempre uma alegria recepcionar os calouros por ser um momento de renovação na instituição. “Sempre que pensamos nos Novos da Bahiana, pensamos com o coração porque a gente sempre buscar trazer inspirações novas para essa moçada que está chegando aqui e hoje, especialmente,  ter a presença de uma figura como Ferreirinha e sua filha Naviny, mostrando uma história real e concreta que é esse trabalho nobre que ele faz, é com certeza um encontro grandioso para os para os novos estudantes e futuros profissionais da Bahiana”, finaliza.