Notícias

Notícias

Bahiana realiza Capacitação em Primeiros Socorros para os componentes do Neojibá

Atividade integra programa de parceria entre as duas instituições.

compartilhe

Durante 8 horas, os integrantes do projeto de educação musical Neojibá estiveram entretidos com novos conhecimentos que versaram sobre o atendimento de Primeiros Socorros, durante uma capacitação realizada no dia 20 de fevereiro, na Unidade Acadêmica Cabula pelo grupo de Monitoria de Primeiros Socorros do curso de Medicina, coordenado pelo professor André Zimmermann.

Segundo o professor, o objetivo do curso foi "fornecer noções sobre os Primeiros Socorros aos membros do Neojibá, porque eles viajam muito e não sabem como agir em situações de emergência". Além dos jovens músicos, também participaram da atividade professores e colaboradores do projeto, reunindo um grupo de 37 pessoas.

     


Durante a programação, foram abordados diversos assuntos de Primeiros Socorros como Atendimento Inicial, Trauma Musculoesquelético, Emergências clínicas (desmaio, hipotensão, hipertensão e convulsões), Imobilizações de Membros Superiores e Inferiores, Aferição de Tensão Arterial, Curativos, Mordida e Picadas de Animais, Queimaduras, RCP e DEA.

Segundo Zimmermann, os 21 monitores que integram o grupo de monitoria e a Supervisora Acadêmica foram os responsáveis por ministrar as aulas teóricas e práticas aos componentes da Neojibá.

     


“Nossos jovens gostaram muito da atividade e aprenderam a importância de agir da maneira correta em situações onde pessoas precisam de ajuda e/ou encontram-se em risco. Participaram ativamente e com muito interesse tanto das aulas teóricas como das aulas demonstrativas, com certeza vão levar os ensinamentos para a vida e praticar quando for necessário. A equipe de instrutores foi maravilhosa, soube cativar a turma e  os comentários que ouvi foram de satisfação e encantamento. Só tenho a agradecer por essa parceria e pelo empenho da Bahiana em passar conhecimentos tão importantes”, declarou a coordenadora de Recursos Humanos do projeto, Rosanice Dallacort.


Monitoria de Primeiros Socorros

A Monitoria de Primeiros Socorros do curso de Medicina, que tem à frente o professor André Zimmermann, realiza, há 19 anos, o Programa Primeiro Socorro Para Todos (PPSPT) que consiste em uma atividade de extensão que tem por finalidade levar noções de Primeiros Socorros a diversos lugares. Atividades já foram desenvolvidas em comunidades de bairros, escola públicas e particulares, empresas, paróquias, cursos pré-vestibulares, academias, Polícia Militar do Estado da Bahia, Exército, Penitenciária Lemos de Brito, dentre outros. "Já fomos até para outras cidades como Morro de São Paulo, Valença, Feria de Santana e Jacobina", conta Zimmermann.