Notícias

Notícias

Workshop Internacional é realizado na Bahiana

Evento promovido pelo NEPA abordou as atuais aplicações da Medicina Nuclear na Gastroenterologia.

compartilhe

No dia 18 de janeiro, foi realizado o Workshop Internacional com participação do Prof. Stefano Fanti (Bologna – Itália) abordando as atuais aplicações da Medicina Nuclear na Gastroenterologia, no auditório da Unidade Acadêmica Brotas.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA) e organizado pelo Dr. Rinaldo Barros (coordenador docente do NEPA) e os acadêmicos Leonardo Pereira, Lucas Mendes e Rodrigo Pato (supervisores discentes do NEPA). A realização contou com a parceria do Hospital São Rafael (HSR) e da International Atomic Energy Agency (IAEA), tendo como organizadores Dr. Lucas Vieira (coordenador do Serviço de Medicina Nuclear e Molecular do HSR) e Dr. Victor Mascarenhas (coordenador do Serviço de Neurofisiologia do HSR).

Durante a programação, foram reunidos 110 participantes pertencentes ao Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA); Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia Radiológica (NEPAR); Liga de Anatomia Radiologia e Imagem Aplicada (LAR); Liga Bahiana de Clínica Cirúrgica (LBCC); Liga Acadêmica de Anatomia Clínica (LAAC); Liga Acadêmica de Oncologia (LAO); Liga Acadêmica de Cirurgia do Aparelho Digestório (LACAD); Liga de Gastroenterologia e Hepatologia (LAGH); Liga Acadêmica de Medicina Generalista (LAMEG); Grupo de Estudo em Cirurgia do Aparelho Digestivo (GECAD) além de internos da Bahiana. 

Estiveram também presentes Dra. Carolina Freitas Lins, Fernando Fernandes, pós-graduandos do Mestrado de Tecnologias em Saúde da Bahiana, Dra. Cláudia Heine Filha e Dr. Jodson Rego, médicos residentes do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Geral Clériston Andrade e o acadêmico do 3° semestre de Medicina da Bahiana, Pedro Filgueiras, responsável pela tradução simultânea (italiano-português). 

Durante conferência, o professor Dr. Stefano Fanti, discorreu sobre as indicações do PET-TC em neoplasias gástricas, neoplasias de cólon, GIST e tumores neuroendócrinos com relação ao diagnóstico, estadiamento, triagem de recidiva e avaliação terapêutica de quimio/radio terapias.

“O workshop representou mais uma atividade que o NEPA fez em parceria com a Coordenação de Extensão da Bahiana permitindo a divulgação de conhecimento entre os acadêmicos de Medicina de Salvador, contribuindo para o aperfeiçoamento constante do ensino médico”, afirmou o professor Rinaldo Barros.

Segundo ele, a atividade promovida pelo NEPA concretizou a participação em um projeto mundial objetivando um aumento da integração entre especialistas e escolas de medicina em relação à divulgação do uso adequado da medicina nuclear, inclusive permitindo um aumento da disponibilidade da referida tecnologia aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Palestrante: Dr. Stefano Fanti
Diretor da Escola de Especialização em Medicina Nuclear, e professor adjunto da Universidade de Bologna (Itália), assim como e diretor da Unidade de Medicina Nuclear e Centro PET da Policlínica S. Orsola (Malpighi – Itália).