Notícias

Notícias

Docente de Medicina da Bahiana lança livro sobre HIV

Na leitura, foi realizada uma análise comparativa entre a prevalência de alguns polimorfismos em genes relacionados à infecção pelo HIV em três diferentes grupos étnicos do Brasil.

compartilhe

Recentemente, Dr. Rogério Grimaldi, professor de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública lançou o livro “Susceptibilidade e Resistência à Infecção pelo HIV”.

No livro, foi realizada uma análise comparativa entre a prevalência de alguns polimorfismos em genes relacionados à infecção pelo HIV em três diferentes grupos étnicos do Brasil e em uma coorte de indivíduos infectados pelo HIV-1.

De acordo com os estudos, os alelos analisados não ocorreram em frequências similares nos grupos étnicos brasileiros estudados e as frequências alélicas observadas não foram estatisticamente diferentes quando comparadas a indivíduos infectados e não infectados pelo HIV-1.

“Esse estudo foi pioneiro no Brasil e, portanto, de grande importância para obter melhor conhecimento da genética da população brasileira, assim como a influência dos diversos polimorfismos em genes do hospedeiro na progressão para AIDS” explica o professor Rogério.