II Feira de Saúde Cuidar Faz Bem

Bahiana levará stands de conscientização em saúde para a comunidade do bairro de Itapuã, no próximo dia 21 de maio.

Clique aqui para ver o cartaz.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, através do Programa de Extensão Cuidar Faz Bem, por meio de seu Ambulatório Docente-Assistencial e em parceria com a Associação HTLVIDA, grupo de apoio ao portador do vírus HTLV-I e II, promove, no próximo dia 21 de maio, das 8h às 13h, a II Feira de Saúde “Cuidar Faz Bem”, que acontece na Praça Dorival Caymmi no bairro de Itapuã. O objetivo da programação é desenvolver ações de promoção e prevenção da saúde voltadas à população do bairro de Itapuã, reafirmando o compromisso da instituição, fortalecendo o nível de informação das comunidades e possibilitando aos acadêmicos o exercício cidadão do cuidar.

Na ação, também serão disponibilizados, através de stands, atividades de promoção à saúde e atendimentos para os diversos grupos populacionais, como crianças, adolescentes, mulheres, adultos jovens e idosos, realizados por estudantes do curso de Enfermagem da Bahiana, sob a supervisão de professores, assim como a comercialização de itens, por meio do “Brechó Chique”, cuja renda será revertida para a Associação HTLVida.

A feira de saúde disponibilizará espaços para todas as idades, tais como um stand de saúde da mulher esclarecendo dúvidas sobre prevenção do câncer de mama e colo de útero, além de medidas de prevenção e reabilitação do HTLV, orientações e prevenção sobre saúde mental, lúpus, H1N1, Zica, bem como atividades lúdicas e educativas para crianças, entre outros stands.

SAÚDE DA MULHER
• Ações de prevenção ao CA de mama e colo de útero;
• Orientações sobre saúde sexual e reprodutiva: exposição de métodos contraceptivos e referenciamento para o ADAB-Brotas;
• Rodas de conversas sobre doenças sexualmente transmissíveis e medidas de prevenção;
• Informativos/orientações: violência à mulher/Lei Maria da Penha.

A HORA DA CRIANÇA
• Informação aos genitores: ações que traduzem o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança – ACD;
• Atividades lúdicas: jogos, pinturas, música, brincadeiras, pula-pula;
• Doenças emergentes: falando de Zica e H1N1: informações, orientações e medidas de prevenção.

ASSOCIAÇÃO HTLVIDA: ÊNFASE NA INFORMAÇÃO SOBRE A INFECÇÃO PELO HTLV
• Divulgação desse agravo com ênfase nas medidas de promoção, prevenção e reabilitação;
• Apresentação do georeferenciamento da prevalência de HTLV em Salvador e no Estado da Bahia, construído pelo Centro Integrativo e Multidisciplinar de HTLV da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública;
• Divulgação das ações desenvolvidas pelo Centro Integrativo e Multidisciplinar de HTLV na Bahiana.

SAÚDE MENTAL
• Orientações relativas a abordagem à pessoa com o transtorno mental;
• Ênfase à importância da família: apoio emocional no combate ao estigma e reinserção social;
• Rede de referências existentes em Salvador;
• Distribuição de material informativo.

HIPERDIA
• Detecção, orientação e incentivo a atividades que proporcionam qualidade de vida aos cidadãos com diabetes mellitus e hipertensão arterial:
• Orientações sobre fatores de riscos e referenciamento para o ADAB-Brotas;
• Obesidade:
• Tabagismo
• Dislipidemia:
• Ênfase a orientações quanto ao estilo e hábitos de vida saudáveis: atividade física, alimentação saudável,
• Aferição de pressão arterial com orientações e informações sobre a rede de serviços;
• Aferição de glicemia capilar com orientações sobre a rede de serviços (grupo específico com diabetes mellitus ou fatores de risco);
• Cálculo de índice de massa corporal: orientações e informações sobre a rede de serviços.

BRECHÓ CHIQUE
• Comercialização de assessórios, vestuários e calçados com renda destinada à Associação HTLVida.

EPILEPSIA
• Informes sobre epilepsia: trabalhando para desconstruir o estigma relacionado a esse agravo e informes sobre o ambulatório no ADAB-Brotas;
• Simulação da crise epiléptica pelos acadêmicos de enfermagem e psicologia objetivando fortalecer o nível de informação da comunidade.

HOSPITAL HUMBERTO CASTRO LIMA - HHCL
• Informações e orientações: medidas de prevenção e preservação da acuidade visual;
• Doenças que acometem pacientes com HTLV: uveíte, seratoconjuntivite seca (olho seco);
• Catarata: o que as famílias devem saber.

ESPAÇO HERBALIFE
• Informações nutricionais.