Curso de Odontologia da Bahiana celebra 15ª JOBA

Jornada Odontológica da Bahiana debuta com recorde de inscrições.

“Estamos comemorando essa 15ª edição da JOBA como um marco importante. Ela é debutante, são 15 anos, mas é adulta. É um evento consolidado com uma participação grandiosa dos discentes da Bahiana e outras faculdades com uma programação científica espetacular com muitos artigos e trabalhos que são apresentados, além de uma exposição comercial muito boa, o bom nível das conferências, tudo isso fazendo com que a Joba seja um absoluto sucesso”, relata o coordenador do curso de Odontologia, Prof. Urbino Tunes, que esteve presente nos dias 19 e 20 na 15ª edição da Jornada Odontológica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, na Unidade Acadêmica Cabula.

O evento reuniu docentes e discentes dos diversos cursos de graduação em Odontologia do estado com o objetivo de difundir o conhecimento científico, além da apresentação de trabalhos, seminários, cursos, conferências, hands-on e workshops.

A solenidade de abertura foi comemorativa aos 15 anos da JOBA e foi exibido um vídeo com a presença de todos os coordenadores discentes e docentes da jornada. A cerimônia também contou com a presença da coordenadora deste ano do corpo docente, Prof.ª Livia Prates; do coordenador de Pesquisa e Inovação da Bahiana, Prof.  Dr. Atson Fernandes; Prof. Dr. Maurício Barreto; Dr. Luciano Castellucci, representando a Associação Bahiana de Odontologia (ABO); Dra. Ana Carla Robatto, representando o I Encontro de Odontopediatria; Dr. Fernando Bastos, representando o V Encontro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e o coordenador discente, Humberto Bastos, estudante do 9º semestre.

Em paralelo à Joba foram realizados, também, o I Encontro de Odontopediatria da Bahiana, V Encontro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, o IX Encontro de Ex-Alunos de Odontologia da Bahiana.

Ao longo das atividades, a Liga Acadêmica Baiana de Educação e Saúde Bucal (LABESB) organizou a JOBA Comunidade,um espaço em que foram realizadas atividades de promoção de saúde bucal com crianças do Instituto Comenius de Educação promovendo diversas atividades como escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, tratamento restaurador Atraumático (ART) em dentes decíduos e atendimento odontológico no Odontomóvel.

A coordenadora discente, Prof.ª Lívia Prates, destaca o crescimento da JOBA ao longo dos anos, sendo que, nesta edição, em número de inscrições superou o de todas as anteriores, trazendo uma grade científica bem direcionada à área de odontopediatria e cirurgia. A grade contemplou também todas as especialidades através de palestras generalistas trazendo professoras de fora, abordando todas as áreas, desde biologia molecular, utilização de células-tronco, até os tratamentos especializados, como planejamento virtual de cirurgia de face e cirurgia ortognática.

“A 15ª JOBA é uma debutante, é um evento que cresceu e começou com poucos alunos de uma Escola que era pouco conhecida sendo a segunda na área de Odontologia de Salvador. Hoje, batemos o record em número de inscrições com mais de 700 inscritos e, aproximadamente, 270 trabalhos”, explica.

Segundo Humberto Bastos, coordenador discente da Joba, é gratificante a participação na jornada pelo sucesso de vendas, trabalhos inscritos e qualificação nas palestras e workshops. “Estou extremamente feliz com o desenvolvimento das nossas atividades. Surpreendemo-nos com o record de vendas, pois foi a jornada com o maior número de inscrições e isso nos deixa com mais “gás” para dar continuidade ao trabalho e felizes por ser uma jornada organizada, basicamente construída passo a passo por nós alunos, por uma comissão que segue uma coordenação docente mas que tem também a participação do corpo discente”, explica.

O Dr. Bruno Trevisan Rosa relata que foi um prazer enorme receber o convite para ministrar uma palestra na JOBA sobre Lucratividade e qualidade de vida no consultório odontológico. “Fui formado na primeira turma de Odontologia na Bahiana e aqui encontrei diversos colegas e amigos que foram da minha época. Depois de 13 anos de formado, é gratificante voltar como ex-aluno e palestrar. A Joba foi mais uma experiência muito importante sendo que já havia participado da organização da primeira jornada”, explica.

No segundo dia de atividades, além dos workshops e hands-on, foi  realizado o sorteio da Joba – Debutante com premiação de 200 reais em crédito no Estúdio Tatto Arte, além da premiação dos trabalhos científicos.

Durante a cerimônia de encerramento, foi prestada uma homenagem à Prof.ª Dra. Ceres Mendonça Fontes por sua dedicação à docência e comprometimento com a instituição e com o curso de Odontologia.

“Falar das emoções não é fácil para mim. Posso simplesmente dizer que fiquei muito feliz com tudo que vivi nesse processo: ser o ‘JOBAS NAME’. As manifestações e falas positivas de todos os colegas e alunos calaram profundamente na minha alma, pois demonstraram e reforçaram, que o cuidado com que sempre procurei tratar todos, respeitando e acolhendo nas diversidades, foi percebido por eles e isso é muito bom para o coração e para a autoestima. Senti-me profundamente lisonjeada”, relata Dra. Ceres.

Nos dois dias do evento, a banda Praiero animou a programação entretendo todos os participantes da JOBA.

Veja a lista de premiação da XV JOBA.