Notícias

Notícias

I Encontro de Práticas Integrativas e Complementares

Evento reunirá professores, funcionários e estudantes interessados na temática.

compartilhe

Clique aqui para ver o cartaz.

No próximo dia 1º de novembro, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realiza o I Encontro de Práticas Integrativas e Complementares das 14h às 18h, na Unidade Acadêmica Brotas.O evento reunirá professores, funcionários e estudantes interessados no tema com objetivo de promover a escuta e discutir a formação de uma rede.

PICs

O campo das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA). Esses sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

Com a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

A atividade é coordenada pelos professores da Instituição, Renata Roseghini, Monica da Cunha Oliveira, Lavínia Boaventura, Gerfson Oliveira e trará palestras e mesas-redondas sobre a implementação das Práticas Integrativas e Complementares no estado da Bahia, e também terá um momento de discussão e planejamento de um espaço que viabilize a integração entre os profissionais de práticas integrativas da Bahiana.

As inscrições serão gratuitas e mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão, na Unidade Acadêmica Brotas e na Unidade Acadêmica Cabula.


Programação

14h │Abertura: As Práticas Integrativas na Bahiana 

14h15 │QiGong
Renata Roseghini (biomédica especialista em Medicina Tradicional Chinesa)

14h30 │Roda de conversa: A PNPICs no estado da Bahia – a construção da PEPICs-BA 
Maria Luísa de Castro Almeida (Superintendência de Atenção Integral à Saúde), Ana Emilia Andrade (SESAB) e Anamelia Lins (UFBA)

15h30 │ Coffee Break 

15h45 | Roda de conversa: Construindo e unindo as PICs na Bahiana
Condução: Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP)

18h | Encerramento



Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão

Unidade Acadêmica Brotas 
Av. D. João VI, 275 - Brotas
Fone: 71. 3276-8265
posgrad2@bahiana.edu.br

Unidade Acadêmica Cabula
Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula
Fone: 71. 3257-8206
posgrad3@bahiana.edu.br