Simpósio Internacional Choosing Wisely

Bahiana recebe líderes de campanha internacional pela racionalização das decisões médicas. Confira a programação e inscreva-se gratuitamente.

No dia 14 de outubro, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebe o médico italiano Marco Bobbio e o brasileiro Guilherme Brauner Barcellos, incentivadores da campanha global Choosing Wisely (Escolhendo com Sabedoria) que visa promover o diálogo entre médicos e pacientes sobre exames, tratamentos e procedimentos desnecessários. Os dois são os palestrantes convidados do Simpósio Internacional Choosing Wisely que será realizado na Unidade Acadêmica Cabula, Av. Silveira Martins, 3386, das 8h às 12h. As inscrições estão abertas ao público e são gratuitas. Os interessados podem se inscrever pela internet (clique aqui).

Em seu best-seller "O Doente Imaginado" (Editora Bamboo – 2014), Marco Bobbio relata como os pacientes têm sido influenciados pela enxurrada de informações o que levou a uma mudança em seu perfil, agora cada vez mais "impacientes". Secretário geral do movimento "Slow Medicine” que surgiu na Itália há três anos, o médico explica que o slogan da iniciativa defende uma medicina sóbria, respeitosa e justa. Sóbria, pois não exagera ao curar o paciente; respeitosa, pois leva em conta os valores, as expectativas e os desejos do paciente, não impondo uma medicina agressiva e justa porque é igualitária para que todos possam ter acesso à cura do mesmo modo. A sua participação no simpósio prevê duas falas: "The value of uncertainty in medical thinking – Valor da incerteza no pensamento médico" e "The paradox of popularity (the cases for breast and prostate screening) – O paradoxo da popularidade (rastreamento de próstata e mama)".

"International and Brazilian Choosing Wisely – Choosing Wisely no Brasil e no mundo" e "The strange world of conflict of interests in medicine – O estranho mundo dos conflitos de interesses na medicina", serão as falas do outro convidado, o médico Guilherme Brauner Barcellos (RS), pioneiro do Movimento de Medicina Hospitalar no Brasil e América Latina e coordenador do Choosing Wisely Brasil.

A programação contará, ainda, com as palestras "Perceived safety in screening for coronary disease – Segurança perceptível no rastreamento da doença coronária", com o professor adjunto da Bahiana, membro do Choosing Wisely Brasil e editor do Blog Medicina Baseada em Evidências, Dr. Luiz Cláudio Correia que também coordenará o módulo "Pensamento Médico", e "Bahiana’s Medical Choosing Wisely Campaign – Campanha Choosing Wisely na Bahiana", com a médica cardiologista e membro do Choosing Wisely Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Marília Menezes. Por sua vez, o módulo Choosing Wisely será coordenador pela professora e coordenadora da Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana da Bahiana, Ana Marice Ladeia.

A abertura contará com a participação dos pró-reitores de Graduação e Pós-Graduação, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes, de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Atson Carlos de Souza Fernandes e de Extensão Prof.ª Carolina Pedroza de Carvalho Garcia.

Choosing Wisely

A partir de uma campanha conduzida pela Fundação American Board of Internal Medicine (ABIM), teve início em 2011 a iniciativa Choosing Wisely, quando várias associações norte-americanas de distintas especialidades médicas apresentaram listas de procedimentos utilizados de maneira excessiva e, consequentemente, inapropriada. Outro ponto proposto pela iniciativa é a articulação das responsabilidades profissionais dos médicos que inclui um compromisso com a melhoria da formação acadêmica e, como resultado, da qualidade do cuidado em saúde, levando-se em conta o aprimoramento da comunicação entre médicos e pacientes, bem como a defesa de uma distribuição justa e de custo reduzido dos recursos restritos para a saúde, promovendo, assim, a prestação de cuidado mais seguro e eficaz.

Veja entrevista com Bobbio
Parte 1
Parte 2

Confira a programação completa.

Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão

Unidade Acadêmica Brotas