Notícias

Notícias

Bahiana sedia Simpósio Internacional da campanha Choosing Wisely

Com a participação do médico e pesquisador italiano Marco Bobbio, Bahiana promove importante debate sobre a racionalização das decisões médicas.

compartilhe

Na manhã de 14 de outubro, no Auditório I da Unidade Acadêmica Cabula, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou o Simpósio Internacional Choosing Wisely, recebendo a campanha pela Fundação da American Board of Internal Medicine (ABIM), dos Estados Unidos da América, iniciada em 2012. Tendo como objetivo inicial promover um debate contra a realização de exames, tratamentos e procedimentos médicos desnecessários ou de eficácia não comprovada, a campanha vem sendo ampliada e difundida em países como Canadá, Itália, Japão e Brasil, entre outros. Sob a coordenação da Prof.ª Dra. Ana Marice Teixeira Ladeia, do Prof. Dr. Luis Cláudio Lemos Correia e da Prof.ª Dra. Marta Silva Menezes, o simpósio oportunizou para a comunidade discente e docente da Bahiana e de outras instituições o contato com o paradigma do "menos é mais" e com seu objetivo de racionalização das decisões médicas em prol do paciente. 

Contando com mesa de abertura composta pela Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes, pró-reitora de Graduação e Pós-Graduação, pelo Prof. Dr. Atson Carlos de Souza Fernandes, pró-reitor de Pesquisa e Inovação e pela Prof.ª Carolina Pedroza de Carvalho Garcia, pró-reitora de Extensão, o evento foi aberto pelo Prof. Dr. Marcos Antônio Almeida Matos, coordenador do Curso de Mestrado em Tecnologias em Saúde.
 

     
Dando início aos trabalhos às 8h30, o coordenador do evento, Prof. Dr. Luis Cláudio Lemos Correia, convidou o médico italiano Marco Bobbio, cirurgião e especialista em doenças cardiovasculares e em estatística médica, para a apresentação de sua fala “The value of uncertainty in medical thinking” (O valor da incerteza no pensamento médico). O pesquisador apresentou uma série de dados resultantes de vários estudos da área médica para embasar seu argumento de que o uso da estatística deve levar em conta o fato e o significado da incerteza. Bobbio destacou que “é necessário aprender a lidar com a incerteza, e a universidade não está ensinando essa difícil tarefa aos estudantes. Devemos estar conscientes dos limites da ciência, aceitando a incerteza constitutiva da vida”.

Proferindo a segunda fala do evento, o Prof. Luis Cláudio apresentou o tema “Perceived safety in screening for coronary disease” (Segurança perceptível no rastreamento da doença coronária). Com exposição de estudos da área de cardiologia, o professor e médico destacou os malefícios que procedimentos desnecessários ou não comprovadamente eficazes podem proporcionar aos pacientes e ressaltou, também, que “a campanha Choosing Wisely tem foco em propor uma reflexão sobre o que não fazer e que depende dos estudantes a evolução dessa iniciativa de vanguarda, tendo ela, como objetivo, mais do que a redução de custos, a redução de danos aos pacientes”.
 

     
Em sua segunda fala, intitulada “The paradox of popularity (the cases for breast and prostate screening)” – (O paradoxo da popularidade – Rastreamento de próstata e mama), o médico e pesquisador Marco Bobbio apresentou mais estudos específicos, nos quais o aumento de exames realizados para acompanhar determinada doença não coincidiu com a diminuição da mortalidade provocada por ela e ressaltou, também, os dilemas éticos que circundam o melhor uso dos procedimentos médicos.

Encerrando as falas da primeira parte do evento, o médico Guilherme Brauner Barcellos, pioneiro do Movimento de Medicina Hospitalar no Brasil e na América Latina e coordenador da Choosing Wisely Brasil, trouxe o tema “The strange world of conflict of interests in medicine” (O estranho mundo dos conflitos de interesses na medicina), no qual apresentou casos de assédio de setores da indústria farmacêutica a médicos e destacou a necessidade de que esses profissionais mantenham sua independência. “O problema se agrava porque nem sempre o médico tem consciência de estar sucumbindo a esse assédio. Mas, é necessário falar e discutir sobre o assunto”, destacou Guilherme.

Instigado pelas falas fundamentadas e pelos desafios à execução dos objetivos da campanha, o público do evento, composto por médicos, professores da área de saúde e estudantes de graduação e pós-graduação fez questionamentos e observações a partir das dificuldades de suas experiências e das especificidades de suas especialidades, desenvolvendo, assim, um denso debate entre os convidados e organizadores.
 

     
Na segunda parte do simpósio, após o coffee break, o Prof. Luis Cláudio convidou novamente o médico Guilherme Brauner, que apresentou sua segunda fala “International and Brazilian Choosing Wisely” (Choosing Wisely internacional e brasileiro), na qual descreveu o histórico da campanha, bem como seu modo de atuação. A proposta é que as próprias especialidades médicas e das demais áreas de saúde, através de suas sociedades, produzam as listas de recomendação de procedimentos que devem ser minimizados, limitados a casos específicos ou mesmo eliminados, com base em debates e discussões também promovidos pela campanha.

Na última fala do evento, a mestranda em Tecnologias em Saúde, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Marília Menezes Gusmão, orientanda da Prof.ª Dra. Marta Silva Menezes, trouxe o tema “Bahiana’s Medical Choosing Wisely Campaign” (Campanha Choosing Wisely da EBMSP). Após expor resultados de estudos que corroboram a necessidade da campanha, a pesquisadora apresentou também as etapas de uma pesquisa coletiva na qual está atuando e que visa descrever a aplicação das metas da Choosing Wisely com os estudantes e professores da Bahiana. “O cuidado é, e deve ser, o elemento mais importante na área da saúde, e os temas do custo em saúde e da necessidade do custo consciente devem ser abordados também na graduação”, enfatiza Marília.
 

     
Já passando do meio-dia, o simpósio foi encerrado com uma nova rodada de debates aberta ao público, com professores e estudantes expondo intensamente suas dúvidas e perspectivas. Em meio ao auditório lotado, alguns estudantes expuseram suas impressões. Para a estudante Alessandra Oliveira de Santana, 5° semestre do curso de Medicina da Bahiana, o evento foi interessante, principalmente por trazer um tema não abordado no currículo acadêmico e também pelo contato com as experiências de profissionais de outras instituições, o que é enriquecedor. “É a primeira vez que estou ouvindo falar em Choosing Wisely, me interessei e vou pesquisar sobre o tema”, destaca Alessandra. O estudante Gabriel Grisi, 3° semestre do curso de Medicina da Bahiana, por sua vez, ressalta a importância de a instituição “proporcionar eventos como esse, internacionalmente reconhecido, que já está trazendo desenvolvimento e nos permitindo também uma formação que abrange ter consciência sobre esses outros aspectos”.

Confira as fotos.