Bahiana realiza I Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho

Estudantes e profissionais da área estiveram reunidos nas atividades.

No dia 14 de outubro, foi realizado o I Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A programação foi proposta por um grupo de professores do curso de Psicologia representado pelas professoras Eliana Edington, Myla Arouca, Carolina Aguiar, Marcia Tirone, Sylvia Barreto e Carmem Barbosa e reuniu professores, psicólogos e estudantes da Bahiana e de outras instituições. O objetivo foi ampliar as discussões sobre a psicologia organizacional e do trabalho, assim como as possibilidades de atuação do profissional nessas áreas.

A coordenadora do curso de psicologia, professora Sylvia Barreto, explica que a ideia da atividade é abrir novos espaços onde se discutam possibilidades de atuação para quem tem interesse em trabalhar com pessoas. Ela ressalta que o curso da Bahiana tem ênfase em saúde do trabalho, ênfase essa que está inserida em alguns componentes curriculares no internato e também na área organizacional, no Hospital Humberto Castro Lima.

Além disso, há um estágio específico na área de trabalho e das organizações. “Então, nos reunimos com essa proposta de abrir esse espaço de discussões anualmente”, afirmou a coordenadora.

É preciso popularizar

O convidado do evento, o psicólogo e doutor em saúde coletiva Carlos Linhares de Albuquerque explica que é preciso difundir a ênfase em psicologia organizacional, pois essa é uma área em expansão.

“A Bahiana, com esse nome de Escola de Medicina e Saúde Pública, reforça a ideia de que o lugar da psicologia sempre está próximo das equipes de saúde formal. Porém, a psicologia vem se desenvolvendo também nos ambientes trabalhista, organizacional e empresarial, onde temos uma série de desafios que necessitam da presença do psicólogo.”

Ele reitera que o papel do psicólogo é justamente combater as relações de poder que geram algum tipo de sofrimento e sensação de injustiça. A psicologia organizacional vai trabalhar sempre nessa direção, de que é preciso criar, na empresa, um lugar onde a saúde faça parte de todas as boas práticas de escuta, de ergonomia, de qualidade de vida, de políticas antiestresse.

“A psicologia também nos convida a estudar. O departamento de recursos humanos, por exemplo, é um lugar que faz treinamentos de capacitação. Se uma empresa fosse um país, o RH seria o Ministério de Educação, da Saúde, da Justiça e de mais algumas coisas”, explica o psicólogo.

Segundo a professora de psicologia Eliana Edington, uma das ênfases do curso é a psicologia organizacional e do trabalho, que não são muito reconhecidas externamente. Um dos objetivos desse encontro, ela ressalta, é justamente poder divulgar melhor esse dado, mostrando a competência da instituição na área, inclusive apresentando casos de ex-alunos já inseridos no mercado de trabalho.

“A ideia foi fazer uma atividade que permitisse apresentar um pouco da psicologia organizacional e do trabalho que pode ser também de uma forma mais lúdica, leve e divertida e não só aquela visão estereotipada da linha de montagem das pessoas trabalhando sem alegria, sem sorriso”, complementa a professora.

Para a aluna do 9° semestre do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, Claudia Menezes, é sempre bom ter atividades em Salvador para os estudantes e também para atualizar profissionais que já atuam na área.  “É uma forma interativa de conhecer outras pessoas, fazendo novas conexões”.

Amanda Nogueira, aluna do 6° semestre do curso de Psicologia da Bahiana, ressalta que o evento complementa o que é visto no curso. “A forma como vemos a psicologia organizacional no curso é mais séria, então, vemos os processos com a base teórica. Aqui temos uma noção mais prática, de fluidez”.

Confira as fotos.