Notícias

Canta Bahiana comemora seis anos mudando vidas

Iniciativa promove bem-estar com foco na arte.
24/10/2016


Canta Bahiana comemora seis anos mudando vidas

Iniciativa promove bem-estar com foco na arte.

“A experiência, ao longo desses seis anos de coral, me ensinou a conviver melhor e entender as diferenças entre as pessoas. É bom também porque, às vezes, chegamos lá tristes ou assoberbados e, quando começamos a cantar, tudo melhora”. O relato é da analista de planejamento (ASPLAN – Bahiana) Maristela Silva que, juntamente com os colegas e o maestro Carlos Veiga, comemora seis anos do Coral Canta Bahiana.

O maestro conta que a ideia de se criar um coral para a instituição foi da gestora de Recursos Humanos, Telma Bastos, como uma atividade do Programa de Qualidade de Vida da Bahiana e pontua: “eu trabalho o canto, mas estou muito preocupado com a qualidade de vida das pessoas, tanto elas, individualmente, como dentro da instituição. O objetivo maior é fazer com que as pessoas estejam bem”. Ele explica que a seleção do repertório também é elaborada com esse intuito e envolve canções que trazem ideais positivos e valores que convergem com os da Bahiana. “Muitas pessoas pensam que a apresentação é o grande momento do coral e eu tento quebrar um pouco isso, fazendo com que as pessoas sintam prazer em cantar e que, estando nos ensaios, elas consigam se divertir, se emocionar e aprender”.
 
     
     
Desses anos de coralista, Maristela destaca as apresentações que o grupo realizou nos eventos da Bahiana, como a Mostra Científica e Cultural, o Fórum Pedagógico, Novos da Bahiana, jornadas acadêmicas e datas especiais, além de incursões em outras instituições. Ela destaca a apresentação do Coral Canta Bahiana na Justiça Federal da Bahia onde foi apresentado um repertório dos Beatles.

O caçula da turma, Igor Fernando Modesto Garcia, aluno do curso de pós-graduação de Tecnologias em Saúde da Bahiana, está há dois anos no coral e conta que a música sempre fez parte de sua vida. “O coral, sobretudo o maestro, tem uma energia muito boa, é como se fosse uma terapia, nos passa uma sensação de bem-estar. Às vezes temos um dia difícil e, depois de cantar, nos sentimos bem com aquela coisa mágica que a música proporciona”.
 
     
     
Ao longo desses seis anos de atividades, o coral já teve diversas formações e se apresentou em inúmeros lugares como a Câmara de Vereadores de Salvador, Dia das Crianças do Hospital Humberto Castro Lima, aniversário do CAAP, na Unidade Acadêmica Brotas e alguns encontros como o Encontro de Corais da Justiça Federal da Bahia. Atualmente, o coral conta com 20 participantes e está aberto ao ingresso de novos interessados. Para se inscrever, basta procurar o Setor de Benefícios, no RH da Bahiana. Os ensaios ocorrem sempre na terça-feira, às 17h, na Unidade Acadêmica de Brotas.


Confira alguns momentos do Coral Canta Bahiana.

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936