Bahiana e CCVP promovem V Mutirão de Saúde e Ação Social

Ação desenvolveu atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças com ênfase na detecção precoce dos agravos para os diversos grupos populacionais do bairro do Pau da Lima.

No último dia 15 de outubro, os alunos do curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública participaram do V Mutirão de Saúde e Ação Social no Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP)­ de 2016, no bairro de Pau da Lima.

O mutirão é uma mobilização tradicional realizada bimestralmente com o objetivo de desenvolver atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças com ênfase na detecção precoce dos agravos para os diversos grupos populacionais do bairro do Pau da Lima. Outras edições já foram realizadas nos anos 2014 e 2015, totalizando 12 mutirões.

Estiveram presentes na atividade a coordenadora do mutirão e professora de Saúde Coletiva da Bahiana, Karine de Souza Oliveira, os discentes da Extensão do curso de Enfermagem do Programa Cuidar faz Bem da Bahiana juntamente com a professora Aidê Nunes da Silva e a enfermeira Geane Peixinho, preceptora da graduação de Enfermagem e gerente do CCVP.

Para a coordenadora do evento, Prof.ª Karine de Souza, o mutirão é uma atividade de saúde e bem-estar para a população. “Pensamos em saúde em toda a sua instância não só na saúde física, mas na carência dessa população em diversos serviços”, conta Karine, explicando que o trabalho foi idealizado pelo professor André Luiz Peixinho, coordenador do internato e fundador do CCVP.  “Estamos tendo êxito e sucesso, na medida em que envolvemos toda a população de Pau da Lima, professores da Bahiana, jovens e mulheres da comunidade que são agentes do Vida Plena, dando uma característica especial à atividade”.

As ações foram desenvolvidas por equipes multiprofissionais do CCVP e buscaram ampliar e fortalecer o nível de informação sobre o HTLV em parceria com a Associação HTLVida. Ao longo do dia, foram estabelecidas rodas de conversas com os participantes de forma interativa. Na oportunidade, foram distribuídos kits com folder informativo sobre HTLV, preservativo masculino e feminino e solicitação da sorologia para HTLV.

Ainda para integrar a programação, foram divulgadas as ações assistenciais desenvolvidas no Centro Integrativo e Multidisciplinar de HTVL da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a necessidade da implantação de uma rede assistencial por parte da gestão estadual e municipal que venha somar ao "cuidar" assumido pelo Centro de HTLV.

CCVP

O Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP) atuou na programação fortalecendo o conceito ampliado de saúde: as ações para os diversos grupos populacionais perpassaram desde as orientações sobre anemia falciforme, cuidados e prevenção de parasitoses intestinais, orientações sobre DSTs incluindo o HTLV, consulta dermatológica, avaliação oftalmológica, aula de FITDance com inserção dos adolescentes, rastreamento de diabetes, hipertensão, além de contar com a presença da defensoria pública.

É importante ressaltar que, além das ações preventivas desenvolvidas durante a atividade, foi disponibilizado um espaço para atendimento às demandas clínicas emergentes. Os discentes do Programa de Extensão em Enfermagem Cuidar faz Bem manifestaram satisfação pela imersão nas vivências propostas, e pela receptividade da comunidade do Pau da Lima e das equipes multiprofissionais.