L2E da Bahiana realiza treinamento de primeiro socorros na Odebrecht

Alunas e professora do curso de Enfermagem capacitaram funcionários em prevenção de acidentes.

Colaboradores da empresa Odebrecht receberam, no dia 27 de outubro, uma visita da Liga de Emergência em Enfermagem (L2E) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Com o apoio da pós-graduação de Enfermagem do Trabalho da Bahiana, estudantes de Enfermagem orientadas pela professora do curso e coordenadora auxiliar da L2E, Tássia Teles, realizaram um treinamento sobre primeiros socorros, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) da instituição.

“Fui convidada para ministrar esse treinamento no qual fizemos demonstrações práticas sobre queimaduras, curativos, intoxicação e falamos também sobre suporte básico de vida, com objetivo de levar um pouco de conhecimento sobre primeiro-socorros para os colaboradores”, relata a professora Tássia Teles.

A aluna e ligante Lara Ribas, do 3° semestre do curso de Enfermagem da Bahiana, conta que a atividade apresentou os principais riscos de acidentes e que os participantes puderam conhecer um pouco sobre os primeiros socorros, o que é e como proceder em casos de parada cardíaca, intoxicação, queimaduras e hemorragias. “O estudante de enfermagem, em atividades como essas, adquire uma sensibilidade de passar conhecimentos profundos e específicos, que vemos ao longo do período acadêmico. Levar esse aprendizado para pessoas que nunca passaram por situações de emergência é enriquecedor”.

Durante o evento, as alunas orientaram os colaboradores da empresa utilizando manequins para simular situações críticas de emergência. Por meio de técnicas básicas de primeiros socorros, reforçaram a importância da segurança e do atendimento às vítimas, tanto no ambiente domiciliar quanto no trabalho.