Bahiana lança mais uma sala de videoconferência

Localizado na Unidade Acadêmica Brotas, o novo espaço consolida a educação a distância na instituição.

"Educação a Distância - Algumas Reflexões" foi a palestra apresentada em tempo real pelo professor Luiz Roberto de Oliveira, diretamente da Universidade Federal do Ceará, marcando a inauguração da mais nova sala de videoconferência da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que aconteceu na última quinta-feira, 2 de março, na Unidade Acadêmica Brotas.

Na ocasião, foi também foi apresentada a proposta do Curso Tecnólogo em Informática em Saúde, uma iniciativa do Núcleo de Educação a Distância da instituição (NEAD). Em sua apresentação, a coordenadora do núcleo, Prof.ª Marta Silva Meneses, destacou possibilidades inovadoras do curso para o mercado de trabalho que se apresenta receptivo ao novo perfil profissional. Ainda dentro do segmento de educação digital voltada para a saúde, ela também abordou como perspectivas o bacharelado em Informática Biomédica e especializações na área, além de componentes curriculares de informática para os cursos de graduação da Bahiana.

O momento consolidou mais uma etapa do segmento de educação digital da instituição que já conta com uma bagagem de mais de 10 anos de atividades, desde a implementação do Ambiente Virtual de Aprendizagem e, posteriormente, a participação da instituição – uma das poucas privadas – na Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), inclusive atuando em Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs), conjuntamente com instituições de ensino superior de todo o país.

"Estamos trazendo um curso para formar tecnólogos em uma área carente de profissionais que lidem com a tecnologia voltada para a saúde. Propomos uma metodologia de aprendizagem que também é uma inovação, pois vamos trabalhar com o método de Aprendizagem Baseada em Problemas, o que traz mais interatividade no compartilhamento de conhecimento", afirma a Pró-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Bahiana, Prof.ª Maria de Lourdes Freitas Gomes. Segundo ela, "o grande desafio para a Bahiana, que é uma instituição de formação em saúde, é fazer essa junção de informática e saúde de uma forma que contemple o novo perfil de profissional que o mercado tanto precisa".

Homenagem

A mais nova sala de videoconferência da Bahiana leva o nome da coordenadora do NEAD, Prof.ª Marta Silva Menezes. "Cada vez eu admiro mais a capacidade da professora Marta de congregar e compartilhar sua criatividade e seu conhecimento com todos nós. Sinto-me muito feliz de fazer parte desse trabalho com ela que trouxe e vem trazendo uma evolução tecnológica muito grande para a Bahiana”, declarou o gestor do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais da Bahiana (CEDETE), Prof. Antônio Carlos Costa.

"Tudo isso aqui representa um grande avanço. Com os recursos hoje disponíveis é muito importante promover o ensino para uso adequado de tecnologias na área de saúde", declarou a homenageada que também pontuou a educação a distância como uma "janela que abre incontáveis possibilidades, quebrando fronteiras, ampliando possibilidades de formação em apoio à área da saúde. O estar a distância não significa obrigatoriamente estar longe. A utilização de estratégias de envolvimento do estudante pode fazer com que esse indivíduo se sinta pertencente à instituição", explica ela, enfatizando que a metodologia pedagógica seguirá os princípios institucionais da formação de um profissional com visão humanística.

Confira as fotos.