Curso de Medicina realiza X Seminário do Internato Médico

Estudantes, professores e profissionais da área médica estiveram reunidos para debater a formação do profissional médico.

Estudantes do Internado Médico do 9º ao 12º semestre do curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública participaram, no dia 31 de março, do X Seminário do Internato Médico, que aconteceu na Unidade Acadêmica Cabula.

O evento também reuniu professores e convidados renomados na área de saúde e contou com a apresentação de painéis enfocando temáticas sobre aspectos éticos e legais, além de discutir novas perspectivas da carreira médica.

Para integrar a programação, foram convidados o coordenador da campanha Choosing Wisely no Brasil, Dr. Guilherme Barcellos, o professor Luiz Augusto Vasconcellos, angiologista e conselheiro do CREMEB; o Prof. Otávio Marambaia, médico otorrinolaringologista, conselheiro do Cremeb e professor do curso de Medicina da Bahiana, além da Dra. Hermila Guedes, Dr. José Abelardo Meneses e Dr. Luis Cláudio Lemos Correia.

A coordenadora do curso de Medicina da Bahiana, Prof.ª Ana Verônica, destaca a relevância dos temas abordados no encontro. “Trouxemos discussões que envolveram questionamentos sobre a prática médica, como o médico deve proceder no preenchimento das declarações de óbitos e prontuários médicos, questões sobre a mídia – o que pode ser dito pelos profissionais, ou seja, a responsabilidade médica, entre outros”.

Segundo o Prof. Dilton Mendonça, coordenador do Internato Médico da Bahiana, o seminário “é uma oportunidade de o estudante debater temas como residência médica, mercado de trabalho, dilemas e comportamentos éticos”.

O X Seminário também contou com uma conferência sobre o movimento Choosing Wisely, cuja campanha prega uma mudança na atitude médica, trabalhando a real necessidade da requisição de exames e procedimentos a fim de evitar o desperdício no sistema de saúde. A campanha é uma iniciativa da Fundação ABIM e começou nos Estados Unidos, em 2012, logo após no Canadá e hoje circula em mais de 20 países. “A Bahiana, por ser uma instituição pioneira no Brasil, foi a primeira escola médica a tratar dessa campanha na graduação”, aponta Prof. Dilton.

Segundo Luiz Augusto Vasconcellos, os temas debatidos ao longo do seminário foram de extrema relevância para a formação profissional dos estudantes. “Esclarecer para os estudantes sobre o preenchimento de prontuário é fundamental, por tratar-se de um instrumento imprescindível na consolidação das informações do paciente na linearidade do acompanhamento médico. Falamos também sobre a declaração de óbito por ser um tema bem difícil e inevitável ao longo da profissão”.

Venandra Andrade, aluna do 10° semestre do curso de Medicina da Bahiana, relata que o seminário é uma forma de renovar conhecimentos. “Apesar de termos essas abordagens ao longo da graduação, quando chegamos no internato, participar de um seminário discutindo essas temáticas acaba reciclando os nossos conhecimentos sobre a prática médica”.

Já para Leonora Camandaroba, estudante do 9° semestre do curso de Medicina, é relevante discutir sobre temas que nortearão a vivência médica após a graduação. “Eu penso em fazer endocrinologia ou ginecologia obstetrícia e ter a oportunidade de esclarecer dúvidas com profissionais da área médica é superimportante para minha formação”, ressalta.

Confiras as fotos.