Harmonização orofacial foi tema da Pré-Joba

Evento recebeu grandes nomes da área para uma prévia da Jornada de Odontologia da Bahiana.
12/04/2017

Harmonização orofacial foi tema da Pré-Joba

Auditório cheio, palestrantes de destaque e um clima de “quero mais”. Assim foi a Pré-Jornada de Odontologia da Bahiana (Pré-Joba) que aconteceu no dia 5 de abril, na Unidade Acadêmica Cabula e reuniu estudantes e professores do curso. O evento que todo ano precede a Joba, dessa vez teve como convidados a mestra e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Paula Mathias, e o mestre e doutorando em clínica, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lucas Esteves que apresentaram palestras complementares com falas em torno do tema “Harmonização orofacial: a odontologia além do sorriso”.

A aula de Paula Mathias abordou os aspectos estéticos da dentística e Lucas Esteves falou sobre o ponto de vista cirúrgico. Estiveram presentes o coordenador do curso de Odontologia da Bahiana, Prof. Dr. Urbino Tunes, a coordenadora da comissão docente da Joba 2017, Prof.ª Andréa Cavalcanti, e a coordenadora da comissão discente, Amanda Brandão Soares, aluna do 7º semestre de Odontologia. A Joba já está com inscrições abertas e será realizada nos dias 18 e 19 de maio, na Unidade Acadêmica Cabula.

De acordo com Andréa Cavalcanti, a Pré-Joba é o momento de apresentar e informar aos participantes como será a grade científica da próxima jornada. “A Pré-Joba tem sempre que trazer um tema atual que seja multidisciplinar, porque essa é a cara da jornada: integração e interdisciplinaridade”. Segundo a professora, atualmente, tem-se percebido na odontologia que a maior parte do tratamento se completa efetivamente com a integração. “Então, a ideia da Pré-Joba foi trazer essa interação e apresentar a odontologia como ela está hoje: muito além do sorriso. É uma odontologia que está integrada com a face, com a personalidade e, por isso, trouxemos dois nomes que se completam nesse sentido”.

Segundo Andréa Cavalcanti, a Joba 2017 traz temas de grande destaque como a utilização de células tronco na Odontologia, grandes novidades na área de estética odontológica, com a realização de um encontro especialmente dedicado ao tema, contando com a participação de dois palestrantes convidados e abordando também a cirurgia estética peri-implantar.

Integrante das comissões de discentes desde seu 3º semestre de graduação, Amanda Brandão Soares conta que, este ano, o diferencial do grupo foi a participação de alunos de todos os semestres na comissão. Segundo ela, “a elaboração da grade científica foi discutida já no fim de 2016, quando os estudantes levaram o que cada um gostaria de ver na jornada e, de uma forma bem uniforme, conseguimos agradar a todos os gostos”.

Amanda conta que o trabalho de organização da Joba 2017 vem sendo realizado pela comissão desde novembro do ano passado e conta com uma participação engajada de 37 alunos. A comissão espera receber cerca de 600 inscritos este ano, entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área de saúde oral.

“Estamos há 16 anos realizando consecutivamente esse evento que já é tradicional e de grande porte, sendo considerado hoje um congresso acadêmico e, talvez, um dos maiores do país. É uma realização do acadêmico de Odontologia da Bahiana, mas congrega estudantes de várias outras instituições. Conta com uma programação científica muito boa, com novidades a cada ano”, destaca o Prof. Urbino Tunes, que adiantou, entre as novidades, a participação do Exército do Brasil com uma atividade de odontologia na selva, utilizando uma estrutura que será instalada nas dependências da Unidade Acadêmica Cabula.

Confira as fotos.

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936