XIII Feira de Saúde é promovida na Paróquia de Brotas

Evento marca a parceria entre a comunidade e a Bahiana.

Moradores do bairro de Brotas tiveram acesso a diversas atividades, como dosagem de glicemia capilar, aferição da pressão, cálculo do índice de massa corporal, prevenção de cárie e exames de acuidade visual. Os serviços, oferecidos gratuitamente, fizeram parte da 13ª edição da Feira de Saúde da Paróquia Nossa Senhora de Brotas, evento que aconteceu no último sábado (27).

Resultado da parceria entre a paróquia local e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a Feira reuniu professores e alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia, além de técnicos do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahia (ADAB) com o objetivo de promover a saúde na comunidade.

Durante o evento, foram oferecidas, também, consultas em clínica médica, pediatria, ginecologia (citologia vaginal), fisioterapia (acolhimento sobre autocuidados, aplicação de taping, ventosaterapia, grupos de alongamento e postura), exame preventivo e vacinação.

Estiveram presentes as professoras Maria Cristina Gomes, Eliana de Paula Santos e Ana Paula Monteiro, além de oftalmologistas e residentes do IBOPC, residentes do IPERBA, alunos e professores dos cursos de saúde da Bahiana e outros profissionais da área de pediatria, ginecologia e clínica médica. A Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM) e a Associação Atlética da Bahiana também foram representadas.

“Começamos a feira através da Pastoral Familiar, com o objetivo de promover um atendimento de saúde aos moradores do bairro de Brotas e hoje estamos completando a 13ª edição, que é de extrema importância para promover a saúde em virtude das dificuldades que a área apresenta e  contamos com o grande apoio da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública”, relata Paulo Henrique Simone, integrante das atividades pastorais familiares da Paróquia de Brotas e coordenador da feira.

A feira gera benefícios para a comunidade, que, na maioria das vezes, encontra dificuldade de acessar esses serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como se trata de uma área extensa e de relevante condição epidemiológica, a ideia é fazer um mutirão, convocando todos os estudantes de saúde, explica a enfermeira e gestora do Centro Médico e da área técnica, Ana Paula Monteiro.

“Promovemos atividades físicas e atendimentos médicos, realizamos diagnóstico e encaminhamentos para outras unidades de saúde”, conta a enfermeira. Ela destaca, também, o encaminhamento da parte psicológica. “Fazemos o acolhimento, em que procuramos saber as necessidades da comunidade e também cuidamos da educação continuada”.

Ações ampliadas

De acordo com a professora do curso de Medicina da Bahiana, Eliana de Paula, a escola tem o prazer de estar desde o primeiro momento ao lado da Paróquia de Brotas, na coordenação e participação efetiva da feira. “Aos poucos, as ações vêm sendo ampliadas ao longo dos anos. Este ano, realizamos atividades na área de promoção da saúde, prevenção de doenças, assistência e reabilitação”.

A vice-presidente da LACM e aluna do 8° semestre do curso de Medicina da Bahiana, Luísa Guedes, explica que todo ano a liga é convidada para integrar a feira e promover atividades em educação e saúde. “É muito importante estimular os alunos, principalmente os iniciantes, a ter contato com essa comunidade, onde estão os nossos principais pacientes do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana. Convocamos todos a pensar em educação, saúde e autocuidado”.

Em sua 13ª edição, a feira totalizou 760 atendimentos, entre procedimentos, atividades e consultas e alcançou a triagem de, aproximadamente, 134 pessoas. Ao longo do evento, aconteceram também apresentações musicais de alunos do Colégio Manoel Vitorino e do aluno do 7° semestre do curso de Medicina da Bahiana Márcio Guilherme. A feira teve o apoio da Vigilância Sanitária, do Distrito Sanitário, do Hospital Humberto Castro Lima, do Distrito de Brotas, do Sesc e da Escola de Cabelereiros da Bahia.

Confira as fotos.