Bahiana realiza I Jornada Multidisciplinar de Aleitamento Materno

Serão disponibilizadas 250 vagas.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública participa, este ano, do Agosto Dourado realizando a I Jornada Multidisciplinar sobre Aleitamento Materno, no dia 11 de agosto, na Unidade Acadêmica Cabula. O evento vai reunir estudantes e profissionais da área de saúde que atuam na promoção do aleitamento materno. Com o tema "Aleitamento Materno como você nunca viu", a jornada tem o objetivo de fortalecer a promoção do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida, destacar a importância da rede de apoio em torno da mãe e do bebê, capacitando a equipe multiprofissional de forma segura e eficaz para o sucesso da amamentação.

A programação será dividida em sete módulos com os temas: Anatomia/Mastologia/Cirurgia Plástica; Nutrição/Nutrologia/Saúde Pública; Obstetrícia/Pediatria; Psicologia/Enfermagem/Coaching; Neonatologia/Fisioterapia/Fonoaudiologia; Mastologia/Pediatria/Fonoaudiologia/Medicina do Sono/Mastologia/Pediatria/Psicologia. Serão disponibilizadas 250 vagas.

O Agosto Dourado é um movimento proposto desde 2015 com aprovação em Senado, em 2017, que envolve todas as ações promotoras dos hábitos alimentares saudáveis adequados e oportunos para o bem-estar da criança, desde o seu nascimento até os dois anos de vida ou mais, bem como fortalecer o apoio à mulher que amamenta e alimenta seu bebê. O laço dourado foi o símbolo escolhido para representar o padrão ouro de qualidade do leite materno.

O aleitamento materno satisfaz todas as necessidades do binômio mãe­filho. Ele é dotado de propriedades específicas que o tornam o alimento mais completo para promover o crescimento e o desenvolvimento infantil, proteção contra doenças infecciosas, síndrome de morte súbita, diabetes melitus insulino­dependente, câncer, alergia etc. Entre as vantagens maternas, destacam-se a realização pessoal, maior tempo disponível para o bebê aumento do vínculo afetivo, contracepção e redução do risco de câncer de mama.

De acordo com a coordenadora do evento, a médica e professora do curso de Medicina da Bahiana Conceição Maria Guedes Crozara, "é com essa visão e na busca de contribuir com a sociedade, que a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) tem o prazer e a honra de sediar um dos mais importantes eventos científicos já realizados sobre aleitamento materno".

Mais informações sobre programação e valores poderão ser obtidas na Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão nas Unidades Acadêmicas Brotas e Cabula.