As diversas faces da Psicologia são discutidas em encontro

Psicologia, Diversidade e Saúde foi o tema que celebrou o Dia do Psicólogo na Bahiana.

As diversas faces e áreas de atuação da Psicologia foram discutidas no encontro Psicologia, Diversidade e Saúde que aconteceu na manhã de 25 de agosto, na Unidade Acadêmica Brotas em comemoração ao Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto.

O evento contou com a presença de estudantes e professores do curso de Psicologia da Bahiana e também marcou o lançamento do Encontro de Egressos da Bahiana que acontecerá anualmente na instituição. Em função da novidade, a mesa-redonda do encontro contou com a participação das egressas do curso de Psicologia Ilíada Alves, Renata Correia, Gabriela Bueno e Helena Vasconcelos que apresentaram suas experiências como profissionais da área.

"A escolha da temática para comemorar o Dia do Psicólogo este ano – "Psicologia, Diversidade e Saúde" – tem relação com a concepção do curso e com a proposta da nossa revista (científica) que tem o mesmo nome. Então, nossa ideia, a partir de uma conversa com os professores e com os discentes é que a gente aconteça, em 2018, o II Encontro Psicologia, Diversidade e Saúde, começando, assim, uma série histórica, a fim de fortalecer o currículo inovador que nós temos, tomando como referência o tripé: ensino, pesquisa e extensão", justifica a coordenadora do curso de Psicologia, Prof.ª Sylvia Barreto.

Sobre a escolha das palestrantes para o encontro, a coordenadora explica que cada uma atua em um diferente ramo da Psicologia, e a ideia da mesa-redonda foi, justamente, mostrar a diversidade da atuação na Psicologia.

Na ocasião, foi oficialmente lançada também a nova edição da Revista Científica Psicologia, Diversidade e Saúde. A professora Mônica Daltro, coeditora da revista ao lado da professora Marilda Castelar, esclarece que "A revista Psicologia, Diversidade e Saúde é uma publicação de acesso aberto e gratuito para quem quiser ver. A gente recebe artigos de todo o Brasil e, nesta última edição, estão publicados artigos de colegas psicólogos do México, Colômbia e Estados Unidos e estamos divulgando diversas áreas da Psicologia. A ideia é contemplar mesmo toda a sua diversidade e pluralidade. A gente faz circular muitos saberes. Compreendemos a psicologia como uma profissão de saúde, na medida em que o conceito de saúde é aberto para humanização e política. Então, a psicologia vai circular nesse universo psíquico, social, cultural e político".

I Encontro de Ex-Alunos de Psicologia

Algumas das diversas possibilidades de atuação da Psicologia, em âmbito profissional, foram compartilhadas com os estudantes e professores que participaram do encontro promovido pelo curso de Psicologia. Para falar sobre sua experiência à frente da coordenação do Centro de Atenção Psicossocial, Franco Baságlia, em Itapuã, a ex-aluna Ilíada Alves contou sua trajetória desde antes de ingressar na Bahiana até suas experiências do dia a dia na unidade. "É muito emocionante receber esse convite. Eu tenho muito orgulho e, como disse na minha fala, eu não queria simplesmente fazer Psicologia, eu queria fazer Psicologia na Bahiana, justamente pelo encantamento de algumas pessoas que eu já conhecia e que faziam Psicologia aqui".

Ela relatou que a diversidade oferecida pelo currículo do curso da Bahiana contribuiu diretamente para a construção de sua carreira profissional. "A Bahiana apresenta um curso muito diversificado, em que permite que o estudante tenha contato com as diversas áreas de atuação. Então, enveredei pela área de Recurso Humanos, já expressei meu interesse por psicologia jurídica, fazendo matéria optativa e, depois, meus conhecimentos me levaram para a psicologia hospitalar e para o ramo da saúde mental que foi quando me deparei justamente com as experiências no Programa Saúde da Família, experiências de estágio promovidas pela Bahiana, então, foi muito engrandecedora a minha experiência como aluna."

Gabriela Bueno, atualmente psicóloga organizacional na empresa TECON, atualmente psicóloga organizacional, relatou sua experiência no segmento de Recursos Humanos e agora, mais precisamente na área de Desenvolvimento de Pessoas. "A psicologia organizacional chamou a minha atenção desde quando participei em um desses eventos aqui da Bahiana", conta.

Renata Correia, psicóloga hospitalar do Hospital Roberto Santos, enfatiza que é importante investir sempre na atualização dos conhecimentos para poder ampliar a visão diante das diversas possibilidades de atuação da Psicologia. "Eu defendo a importância de estar sempre estudando e se atualizando, do ponto de vista técnico, teórico, pessoal, porque isso agrega a nossa prática, a nossa avaliação clínica traz qualidade para a assistência que a gente está prestando aos nossos pacientes. Dentro do hospital, há um campo vasto para intervenções psicológicas – família, paciente, trabalho com a equipe, o processo voltado para a saúde do trabalhador –, então, é um campo que tem muita demanda para estudo, para pesquisa, desenvolvimento de trabalho e que tem muita demanda clínica para atendimento".

A área da pesquisa foi o que despertou o interesse de Helena Vasconcelos desde a metade do curso de graduação, quando ingressou em grupos de pesquisa. A partir daí, o gosto pela área só aumentou e hoje ela é aluna do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humanas da Bahiana. Em sua fala, Helena também comentou o tema de sua dissertação que é justamente um estudo sobre o perfil do estudante de psicologia. Confira o artigo "AUTOESTIMA, AUTOIMAGEM E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE: UM ESTUDO COM GRADUANDOS DE PSICOLOGIA", que integra a atual edição da revista Psicologia, Diversidade e Saúde.

Confira as fotos.