Bahiana promove III Jornada de Anatomia Médica da Bahia

Evento organizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA) discutiu o conceito Choosing Wisely na anatomia.

A Unidade Acadêmica Cabula foi palco da III Jornada de Anatomia Médica da Bahia (JAMEB) que aconteceu de 28 a 30 de setembro e contou com a participação de centenas de estudantes de medicina de diversas instituições baianas, além de professores e profissionais da área. O primeiro dia de atividades envolveu diversos cursos pré-jornada realizados por grupos e núcleos de estudos e ligas acadêmicas. À noite, foi realizada a cerimônia de abertura, dando início à JAMEB. Participaram da mesa diretora a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, na ocasião representando a reitora da instituição, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Atson Fernandes, a coordenadora do curso de Medicina, Ana Verônica Mascarenhas e o professor do curso de Medicina, coordenador do NEPA e presidente da III JAMEB, Dr. Rinaldo Antunes Barros.

"A jornada deste ano teve uma linha muito seguida, a linha que a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública vem fazendo que é a iniciativa Choosing Wisely, ou seja, pensando de forma consciente e racional. Então, as temáticas de todos os palestrantes foram focadas em: quando indicar, quando realmente abordar", explica Dr. Rinaldo, destacando, na programação, uma palestra sobre o uso racional da terapia hiperbárica. Segundo ele, a ideia é juntar todos os  conceitos anatômicos, conforme as especialidades médicas, para serem utilizados de forma criteriosas "e realmente indicar coisas que levem um real benefício aos nossos pacientes. Temos um ganho grande de tecnologia, agora, cabe termos um uso racional dela".

A jornada costuma atrair novos membros para o NEPA, como é o caso de Mariana Nery Andrade, do segundo semestre de Medicina. "Eu estou adorando muito a Bahiana, da humanização promovida, do envolvimento dos professores, principalmente Prof. Rinaldo, ele é um colaborador muito presente". Mariana conta que se inscreveu na JAMEB por gostar de participar de atividades extracurriculares. Na programação, ela destaca o curso de Anatomia Procedimental, promovido pelo NEPA, "para mim, já valeu a jornada!"

Organizada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, através do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA), a JAMEB teve sua primeira edição em setembro de 2015, em Salvador e tem como objetivo oferecer uma experiência única aos participantes através de dois dias de completa imersão em anatomia e suas aplicações. Este ano, foram mais de 40 temas abordados em palestras ministradas por médicos experientes e monitores capacitados em anatomia.

Matheus Mendes, estudante do 6º semestre de Medicina, coordenador discente da comissão de comunicação da III JAMEB e integrante do NEPA, participou de todas as edições da jornada, sendo a primeira como ouvinte e as duas últimas integrando a comissão organizadora.  Para ele, ser integrante do NEPA e participar da organização da JAMEB é uma experiência que exige muita dedicação, pois trata-se de um evento organizado pelos discentes, mas que é muito prazerosa. "A gente sempre fala desse sentimento família NEPA, então, acho que, mesmo a gente saindo do ciclo de monitores, a gente sempre guarda um carinho, sempre está disposto a ajudar e a participar dos projetos. Este ano, na JAMEB, por participar no núcleo de comunicação, pude ter contato com todos os palestrantes, ajudei a organizar as palestras, foi mesmo uma experiência muito boa".

Ele conta que participar do NEPA é muito importante em sua formação como profissional de saúde. "Aprendemos a ter postura, a conversar com pessoas com pensamentos diferentes dos nossos, aprendemos a ser mais sistematizados, organizados, disciplinados, a ter valores éticos de respeito ao cadáver, de respeito ao aluno, de respeito ao paciente que são essenciais para uma boa formação profissional".

Confira as fotos.