Bahianescer realiza atividade de encerramento na Unidade Acadêmica Cabula

Na ocasião, jovens da Bahiana e adolescentes da Mata Escura discutiram formas de acesso à universidade.
30/11/2017

Bahianescer realiza atividade de encerramento na Unidade Acadêmica Cabula

Acadêmicos da Bahiana integrantes do programa de extensão Bahianescer, professores e adolescentes do projeto Adolescer com Arte, ligado à comunidade da Mata Escura, estiveram reunidos no dia 20 de novembro, na Unidade Acadêmica Cabula, quando foi realizada uma roda de conversa com o tema "Universidade que temos e a universidade que queremos".

Segundo a coordenadora do Bahianescer e professora do curso de Enfermagem, Rosicleide A. Freitas Machado, o objetivo específico desse encontro foi trabalhar projetos de vida e discutir a inserção do jovem nas universidades. "Na oportunidade, compartilhamos as possíveis vias de acesso à nossa Escola como FIES, Enem, PROSAE, PROSEF e FUNDACRED, para que possam vislumbrar a possibilidade de fazer parte da nossa Bahiana".

Na ocasião, os adolescentes participaram da discussão tirando dúvidas sobre o que é universidade, o que esperam da formação superior, o que projetam para suas carreiras, vias de acesso, sistema de cotas, ENEM. "Foi impactante poder perceber que as informações trocadas contemplaram o desejo deles em discutir essa temática", conta Rosicleide.

Bahianescer

O programa de extensão Bahianescer tem como objetivo oferecer aos acadêmicos da Bahiana a oportunidade de ter uma vivência prática na comunidade, articulada ao conceito ampliado de saúde de forma interprofissional, bem como a formação de multiplicadores em saúde atrelada ao desenvolvimento do protagonismo juvenil. "Trabalhamos em parceria com o grupo de teatro amador Adolescer com Arte da comunidade da Mata Escura. Nos encontros, são utilizadas metodologias ativas, a exemplo das rodas de conversas. Os temas trabalhados com os adolescentes são pactuados no fim de cada semestre para início do próximo de forma coletiva, ou seja, com a participação de professores, alunos, adolescentes", explica a coordenadora do Bahianescer.

De acordo com a professora, este ano foram desenvolvidos os temas “trabalho em equipe”, “preconceito e gênero”, “transexulidade” e “universidade que temos e a que queremos”. Todos os encontros são realizados na comunidade, apenas o último acontece na Bahiana para encerramento das atividades do semestre.

Também integram o corpo de docentes participantes do Bahianescer os professores Andreia Batista Lima, Ana Maria Cruz, Aide Nunes e João Franco.

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936