Notícias

Notícias

Programação especial marcou a I Feira de Saúde do Idoso

Evento contou com stands, palestras, oficinas e aulas de dança.

compartilhe

Uma programação diversificada marcou a I Feira de Saúde do Idoso, realizada pela Clínica de Fisioterapia do Centro Médico da Bahiana com o objetivo de difundir informações e orientações sobre saúde para idosos pacientes da clínica, promovendo momentos de lazer e troca de experiências.

O evento contou os stands de Prevenção e riscos de quedas com os fisioterapeutas egressos da Bahiana Lucas Pedroso e Gabriel Venas; Artrose e osteoporose com os fisioterapeutas Luís Cláudio Oliveira, Marcela Freitas e o presidente e estudante de fisioterapia da  Unifacs, participante da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Geriatria e Gerontologia (Lagger), Bruno Simões; Saúde do homem e da mulher que abordou o tema sexualidade na terceira idade, prevenção de DSTs e a importância de se prevenir com as fisioterapeutas Débora Sales e Keite Rios; Tabagismo em que foi abordada a importância de parar de fumar, as consequências do uso do cigarro e foram realizados alguns testes com os idosos; Hipertensão e diabetes com  orientações sobre prática de atividade física, equilíbro na alimentação e aferição de pressão arterial e glicemia com o apoio de técnicas de enfermagem do Centro Médico da Bahiana Saúde; Alimentação saudável com indicações de alimentação e dicas de receitas saudáveis com Dra. Claudete Varela, enfermeira do Centro Médico da Bahiana Saúde.

     
Os visitantes da feira também tiveram a oportunidade de assistir às palestras "Tecnologias para matar a saudade" com Adelino Mont'Alverne, coordenador do curso de comunicação da Faculdade Ruy Barbosa, que abordou o uso das redes sociais pelos idosos e como essas ferramentas podem ser úteis na comunicação, principalmente para amenizar a saudade de alguém que está longe; "Religiosidade e saúde", ministrada por Gabriel Matheus Dutra, fisioterapeuta da clínica e "Importância da atividade física na terceira idade", por Rebeca Gomes, profissional de educação física e professora de hidroginástica da Clínica de Fisioterapia.

Como atividades lúdicas, a programação promoveu uma oficina de memória que trabalhou com a associação de imagens de fatos diversos às memorias da vida de cada um dos participantes e exercícios para a memória com os integrantes da Liga Acadêmica de Psiquiatria  da Bahiana (LAP). Também foi realizada uma oficina de artesanato ministrada pela paciente da Clínica de Fisioterapia Sra. Zélia Lefundes, que ensinou aos participantes como confeccionar enfeites natalinos.  
     
O evento foi finalizado com aulas de dança de salão e fitdance com os professores Aguinaldo Lima e Marcos Freitas.

Para a participação nas atividades, foi solicitada a doação de cobertores e alimentos que serão destinados para as ONGs:  Juntos somos mais, que ajuda moradores de rua e o Lar São Francisco que cuida de idosos. Ao todo, foram arrecadados 36 cobertores e 78 kg de alimentos que foram entregues aos responsáveis de cada organização.

O evento contou com o apoio da LocCPAP com a doação de faixas elásticas para alongamento e aparelho para treinamento respiratório, AlmaFit  que forneceu lanches saudáveis sem lactose, sem glúten e sem açúcar, Gostosuras do Mundo que também participou com  lanches saudáveis e a Loja Ponto das Festas que doou artigos de artesanato, fitas, enfeites, linhas e feltro para a confecção dos enfeites.


Confira as fotos.