PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA I JORNADA DE PESQUISA DO CURSO DE FISIOTERAPIA

DATA: 9, 10 e 11 de novembro de 2009.

HORÁRIO: 18:00 às 21:00 horas.

LOCAL: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Unidade Acadêmica de Brotas, pavimento inferior.

1o DIA: 09/11/2009 – Segunda-feira

18:00h – Mesa de Abertura: “Formação da pesquisa no Curso de Fisioterapia”

Professores Dra. Maria Luisa Soliani, Dra. Roseny Ferreira, Dr. Abrahão Baptista (30’)

18:30h – “Função dos Grupos de Pesquisa – perspectiva CNPq”

Profª. Katia Sá

18:45h – “Grupo de Pesquisa em Dinâmica do Sistema Neuromusculoesquelético”

Objetivos, pesquisadores, acadêmicos, linhas de pesquisa, projetos.

Profª. Selena Dubois Mendes

18:50h – “Grupo de Pesquisa em Promoção e Produção de Conhecimento em Saúde”

Profª. Marlene Silva

19:00h – “Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular”

Profª. Cristiane Dias

19:10h – “Grupo de Pesquisa em Avanços da Fisioterapia em Uro-coloproctologia e Gineco-Obstetrícia”

Profª. Patrícia Lordelo

19:20 às 19:400h – “Apresentação de Posters”

19:40 às 21:00h – “Artigos Publicados, submetidos e concluídos”

SÁ, Katia Nunes; BAPTISTA, Abrahão Fontes; MATOS, Marcos Almeida; Lessa, Ines. Prevalência de dor crônica e fatores associados na população de Salvador, Bahia. Journal of Public Health, v. 43, p. 1-9, 2009.

Apresentadora: Kátia Sá

BAPTISTA, Abrahão Fontes; GOES, Bruno Teixeira; MENEZES, D. S.; Gomes, F.; CAVALCANTI, João Zugaib; STIPURSKY, J.; GOMES, Joyce Rios de Souza; OLIVEIRA, Júlia Teixeira; SANTOS, Marcos André Vannier dos ; MARTINEZ, Ana Maria Blanco . PEMF fails to enhance nerve regeneration after sciatic-nerve crush lesion. Journal of the Peripheral Nervous System, 2009.

Apresentador: Bruno Goes

Cristiane Maria Carvalho Costa Dias, Ana Célia Carneiro de Almeida Maiato, Kátia Maria Moreno Baqueiro, Alessandra Maia Furtado Fiqueredo, Fernanda Warken Rosa, Janaina Oliveira Pitanga, Ludmila Ivo Catão de Souza, Armênio Costa Guimarães. Resposta Circulatória à Caminhada de 50 m na Unidade Coronariana, na Síndrome Coronariana Aguda Arq Bras Cardiol 2009;92(2):135-142

Apresentadora: Cristiane Dias

Prevalência de dor no joelho e fatores associados em uma amostra populacional brasileira.

Apresentadora: Carla Mesquita

Alterações lombo-pélvicas provenientes do uso de salto alto.

Apresentadora: Tamiles Santos

Perfil Postural de Pacientes Portadores de HAM/TSP: Avaliação computadorizada e baropodométrica.

Apresentadora: Naiane Patrício

Associação entre a alteração postural e a oclusão em portadores de sinais e sintomas de DTM.

Apresentadora: Maiana Monteiro

Confiabilidade de testes de avaliação da articulação sacroilíaca.

Apresentadora: Vanessa Salgado

Tempo de apresentação: 10 minutos cada

2o DIA: 10/11/2009 – Terça-feira

18:00 hs às 19:30 hs – “Artigos concluídos ainda não submetidos”

Efeito polar imediato da estimulação com corrente direta transcraniana sobre a dor de pacientes com fibromialgia.

Apresentadora: Mariana Mendonça

Avaliação eletromiográfica do músculo quadríceps após reconstrução do LCA.

Apresentadora: Thainá Machado

Efeito da acupuntura no tratamento da Hiperidrose: relato de caso

Apresentadora: Rafael Chaves Souza

Efeito da mobilização neural na flexibilidade de cadeia muscular posterior.

Apresentador: Luise Velloso Valadares

Avaliação da flexibilidade de cadeia posterior em praticantes de jiu-jitsu.

Apresentador: Gabriel Pereira Dias

Lombalgia em policiais militares do estado da Bahia: custo, absenteísmo e fatores associados.

Apresentador: Elisângela Conceição Santos

Avaliação postural computadorizada em pacientes portadores da Fibrose Cística em um Centro de Referência na cidade de Salvador-Ba.

Apresentador: Francisco Thiago Oliveira

Distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos e fatores associados em adultos jovens saudáveis

Apresentadora: Nayra Pereira

Fatores de Risco para a Doença Cardiovascular em uma população adulto jovem na cidade de Salvador-Bahia

Apresentadora: Gabriela Silva Santos

Tempo de Apresentação: 10 minutos

19:30 às 19:50 – Apresentação de Posters

19:50 às 21:00 hs – “Artigos concluídos e pesquisas em andamento“

Correlação entre apoio plantar e desvios posturais no plano sagital.

Apresentador: Bernardo Dias

Fatores associados à prevalência de alterações posturais em escolares.

Apresentadora: Juliana Oliveira

Efeito polar da estimulação com corrente direta transcraniana em pacientes com fibromialgia.

Apresentadora: Amanda Souza Araujo

Eletroestimulação transcutânea no tratamento da hiperatividade vesical na infância: um ensaio clínico randomizado.

Apresentadora: Iza Maciel

Aplicação da eletroestimulação elétrica transcultânea na musculatura respiratória

Apresentadora: Verusca Ferreira

A resposta da eletroestimulação elétrica transcultânea de média freqüência na resistência da musculatura respiratória

Apresentador: Bernardo Dias

Análise da segurança e efeitos cardiocirculatórios do estresse gravitacional em portadores da síndrome coronariana aguda na unidade de terapia intensiva

Apresentador: Francisco Thiago Oliveira

Tempo de Apresentação: 10 minutos

3o DIA: 11/11/2009 – Quarta-feira

18:00 às 20:00 hs – “Pesquisas em andamento“

Ocorrência de Disfunção Temporomandibular em portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Apresentadora: Eulália Pinheiro

Efeitos do Qi Gong na aptidão física e na qualidade de vida em pacientes com hipertensão arterial essencial.

Apresentadora: Marcele Cavalcante

Prevalência de dor em portadores de HTLV-1.

Apresentadora: Selena Dubois

Efeitos da TENS na regeneração nervosa periférica - papel da tolerância à morfina.

Apresentadora: Êmyle Martins Lima

A importância da eletromiografia na avaliação das DTUI na infância.

Apresentadora: Fabiana Nogueira