CAFÉ CIENTÍFICO DISCUTE OS FRACTAIS E SEUS IMPACTOS NA SOCIEDADE

A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais, e uma forma de ajudar os homens a verem o mesmo velho mundo de uma forma diferres, estudantes e professores é o tema do Café Científico, encontro que acontece amanhã (29), às 1entemente. Proporcionar uma aproximação do tema e o público geral, colocando-o em contato com cientistas, pesquisado9h, na Unidade Acadêmica Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, localizada na Av. D. João VI, 275, Brotas. Na ocasião, acontece a palestra “Fractais” que será ministrada pelo professor de Física da UFBA, José Garcia Vivas de Miranda, seguida de um bate-papo com os participantes.

Café Científico

Um espaço de bate-papo para unir cientistas, estudantes, pesquisadores, professores e público em geral. Este é o Café Científico, uma iniciativa do núcleo de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que acontece duas vezes por mês, às quintas-feiras, na Unidade Acadêmica Brotas, da Bahiana. A ideia é provocar discussões acerca de desenvolvimentos recentes das ciências e seus impactos na sociedade. Os encontros são gratuitos e abertos a todos que desejem participar.

Fractais

O tema discutido esta semana irá relacionar os fractais à realidade, descrevendo as muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador.

José Garcia Vivas de Miranda é Pós Doutor em Física e Doutor em Ciências Ambientais. Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. Publicou 29 artigos em periódicos especializados e 89 trabalhos em anais de eventos. Possui seis capítulos de livros publicados. Participou do desenvolvimento de seis produtos tecnológicos. Atua na área de Física, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações. Em suas atividades profissionais interagiu com 32 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.