ALUNOS DE PSICOFARMACOLOGIA PARTICIPAM DE VIDEOCONFERÊNCIA NESTA SEXTA-FEIRA (30)

Dando prosseguimento às atividades do módulo de Psicofarmacologia, do curso de Medicina, os alunos do 4º ano participam, nesta sexta-feira (30), de mais uma aula por meio de videoconferência no Centre de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais – CEDETE. A aula será ministrada a partir das 14h pela professora Milena Pondé, diretamente da McGill University, no Canadá, onde ela está realizando o seu Pós-Doutorado.

A aula contará com a participação do professor convidado, Nicolas Mereau, doutor em Sociologia, professor adjunto da Universidade de Otawa, membro da equipe de pesquisa e intervenção transcultural da McGill Univercity, onde realiza estudos sobre o medicamento como objeto social e cultural. Na ocasião, Prof. Mereau vai falar sobre “Antidepressivos: entre mutismo e regulação de conduta”.

Esta conferência consistirá numa apresentação da função concreta dos anti-depressivos sobre o comportamento dos indivíduos, tomando como exemplo a percepção do tempo para o indivíduo depressivo. “Veremos que os antidepressivos constituem, pela sua função de normalização do tempo, uma encarnação do bio-poder. Mesmo sendo menos endemoniadas que os anti-depressivos, certas técnicas psicológicas funcionam da mesma forma, ou seja, regulação e normalização de um corpo sem história e sem possibilidade de narrativa.  Então, o combate seria sobretudo em relação ao estatuto que é dado ao corpo nas sociedades contemporâneas ocidentais, em oposição a uma luta estéril entre anti-depressivos e psicoterapia”, explica o sociólogo e professor.

Disponibilização no AVA

A videoconferência será gravada pelo CEDETE e ficará disponível para os professores de todos os cursos que desejem utilizá-la como material didático de referência dentro de suas disciplinas. O acesso será através da plataforma moodle, hospedada no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Bahiana. Os interessados podem solicitar o material diretamente no CEDETE, através do número 2101 1959 ou do e-mail cedete@bahiana.edu.br

O módulo de Psicofarmacologia aconteceu em videoconferência neste ano em 4 turmas, com 4 aulas em cada turma, com temas sobre Antipsicóticos, Antidepressivos, Estabilizadores de Humor e Antiepiléticos, Ansiolíticos e Hipnóticos.
Na terceira turma a Profª Milena convidou a Profª Anne Dusser, doutora em farmácia e chefe de projetos em pesquisa clínica em uma instituição farmacêutica em Montreal, Canadá. Na ocasião, o tema da palestra foi  “O desenvolvimento de medicamentos: Da descoberta à entrada no mercado”.
Nesta última turma além da palestra do Prof. Nicolas Mereau, está previsto para o dia 06/11 mais um convidado internacional.