Processo Seletivo Formativo

Bahiana apresenta análise do PROSEF 2010.1 para Instituições de Ensino Médio.

06/05/2010

Processo Seletivo Formativo

Bahiana apresenta análise do PROSEF 2010.1 para Instituições de Ensino Médio.

Um delicioso chá da tarde aconteceu no dia 29 de abril, não no País das Maravilhas, mas na Praça dos Borboleguins, na Unidade Acadêmica Cabula, sob a sobra das mangueiras e a meia luz do por do sol.  Este inusitado clima e ambiente fabuloso que tanto lembrou a fantástica história de Alice, personagem do escritor inglês Lewis Carroll, marcou o encontro entre a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, dirigentes, professores, orientadores e coordenadores pedagógicos de escolas de ensino médio de Salvador e Região metropolitana e a direção e equipe técnica da Consultec.

Entre chás, chocolates, cafés e sucos, a confraternização abriu o encontro que teve o objetivo de participar à comunidade docente do ensino médio o sucesso alcançado pela Bahiana com a implantação do Processo Seletivo Formativo (PROSEF), desde 2009.1. Criado para comungar com as diretrizes do Projeto Político Pedagógico da Instituição (PPPI) que valoriza a formação de um profissional de saúde humanista, com senso crítico, ético, socialmente responsável e capaz de criar novas soluções de acordo com cada situação e paciente, o modelo é único no Brasil.

Acabado o momento lúdico, os participantes seguiram para o Auditório 1 do Centro de Convenções daquela Unidade Acadêmica. A diretora da Bahiana, Dra. Maria Luísa Carvalho Soliani, iniciou a programação apresentando o PPPI. “Se queremos formar um profissional de saúde com visão crítica, solidário e humanista, vimos que o vestibular deveria ser desta mesma forma”, declarou Dra. Maria Luísa que, em seguida, explicou como é realizado o processo.

Como convidados, participaram do encontro coordenadores de cursos de graduação e da pós-graduação da Bahiana e professores, diretores e pedagogos dos Colégios Análise, Anchieta, Anglo Brasileiro, Gregor Mendel, Mercês, Módulo, Oficina, Portinari, Salesiano Dom Bosco, São Paulo, Vila Lobos, Vitoria Régia, ISBA e Sagrado Coração de Jesus, e dos Cursinhos Gregor Mendel e Módulo.

A reunião possibilitou que professores das escolas de ensino médio manifestassem suas dúvidas e fizessem sugestões visando o aprimoramento contínuo do processo, ação necessária, já que se trata de uma iniciativa inédita, sem precedentes.

“Este é um processo diferenciado, muito rico e que nos tem agregado bastante conhecimento”, declarou a sócia e diretora técnica da Consultec, Adelaide Rezende, que, ao lado da Dra.Maria Luísa Soliani, da Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, Luiza Ribeiro, e da gerente de Projetos Educacionais da Concultec, Profa. Nadja Junquilho, apresentou importantes dados que comprovam os resultados positivos da implantação do Processo Seletivo Formativo, pela Bahiana.

CLIQUE AQUI E SAIBA TUDO SOBRE O PROSEF 2010.2

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936