Curso de Medicina realiza XI Seminário de Internato Médico

Encontro discutiu humanização, residência médica e aspectos éticos e legais da profissão.

Acadêmicos do 9º ao 12º semestre do curso de Medicina da Bahiana participaram, no dia 13 de abril, no Campus Cabula, do XI Seminário do Internato Médico. "Humanização em Saúde" foi o tema do painel de abertura, apresentado aos estudantes do 9º e 10º semestres (5º ano) pela professora do curso de Medicina Ieda Maria Barbosa Aleluia, Lígia Vilas Boas, pedagoga do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente da Bahiana (PROIDD) e Sandra Brasil, professora do curso de Odontologia, coordenadora do PROIDD e que também coordenou o painel que contou, ainda, com a presença da coordenadora do curso de Medicina, Ana Verônica Mascarenhas.

Para ilustrar a temática, foi exibido um pequeno filme sobre as agruras vividas pelo personagem Dr. House, protagonista de um seriado de TV homônima. Partindo desse gancho, Ieda Aleluia pontuou o conceito da humanização no fazer médico, não só do usuário como também do próprio profissional de saúde. Sua fala foi seguida pela exposição de Lígia Vilas Boas e finalizada pelas ponderações da professora Sandra Brasil. "A humanização é uma tecnologia leve e está aplicada ao conceito de saúde. Não existe humanização sem uma posição ética", destacou Vilas Boas pontuando que a humanização não está no eixo oposto do desenvolvimento científico e da técnica, ficando ela como uma aliada no processo de promoção da saúde.

A estudante Iasmim Cardoso se diz satisfeita com o seminário, destacando a importância dos temas propostos. “São temas que vão muito além do que estamos vivenciando no dia a dia no hospital, é uma prática diferente, então acho que vale a pena a gente discutir sobre isso, a gente dar a nossa opinião e acho importante, me sinto ouvida e eles deixam a gente bem confortável para colocar o que pensamos. ”

Por outro lado, Lucas Pla, também acadêmico do 5º ano, coloca que o estudante de Medicina quer ouvir o conceito de humanização de forma mais diversa e sugere que, nos próximos seminários, a coordenação convide profissionais com outras visões sobre o tema. “Eu percebo que os professores estão ali unidos em uma só linha, em uma só corrente de pensamento. A Bahiana poderia propor um debate com diversas linhas de pensamentos.”

Enquanto os estudantes do 5º ano discutiam humanização, os acadêmicos do 11º e 12º semestres (6º ano) participavam do painel "Panorama da Residência Médica no Brasil”, com os representantes da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) Jedson dos Santos Nascimento e Magali Cavalcanti Lima, mediados pelo professor do curso de Medicina Dilton Mendonça.

Por meio de um amplo bate-papo, os acadêmicos do 6º ano puderam tirar dúvidas sobre o processo de seleção, disponibilidade de vagas e modelos de avaliação para as residências médicas.

“No final do curso temos retomado temas, como residência médica no Brasil, mercado de trabalho e humanização em saúde. Temos discutido muitas questões éticas, junto com conselheiros do CREMEB, sobre a atividade profissional, a exemplo do atestado médico, prontuário, exercício da profissão de uma forma multiprofissional e interprofissional também.” Pontuou o professor Dilton Mendonça.

No segundo momento do seminário, todos os estudantes participaram de um amplo painel com os conselheiros do CREMEB Margarida Célia Lima Costa Neves, Bruno Gil de Carvalho Lima e Raimundo José Pinheiro, sobre aspectos éticos e legais do exercício da profissão.

Confira as fotos.