Notícias

Notícias

Cursos de Fisioterapia serão oferecidos pela MaisFisio e Bahiana no 2º semestre

Confira o programa dos cursos.

compartilhe

Confira o programa dos cursos de Fisioterapia oferecidos pela Maisfisio Consultoria e Desenvolvimento Profissional em Saúde BAHIANA que serão ministrados no segundo semestre de 2010.

PROGRAMA CURSOS 2010:



ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR VERTEBRAL – ESV

Data: 09 a 12 setembro 2010
Ministrante: Carla Danielle Chagas

Currículo:
Carla Danielle Chagas da Silva é Fisioterapeuta e Professora de Educação Física , Mestrado em Terapia Manual pela Universidade de Queensland - Austrália, monitora do Conceito Maitland na Universidade de Queensland, Pós-graduada em Neurofisiologia.
Membro da SONAFE, membro do APA/SPA, consultora do Instituto de Esportes de Guandzhou – China entre os anos de 2005 e 2007. Coordemadora científica da MaisFisio, coordenadora da comissão científica do CIRNE (Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e Esportiva), formação em Estabilização Segmentar Vertebral, Estabilização Vertebral Dinâmica Conceito Maitland, Mobilização Neural, Mulligan, Kabat, Energia Muscular, Liberação Miofascial entre outras. Introdutora do Conceito de Estabilização Segmentar no Brasil.

Conteúdo:
Estabilização Segmentar Vertebral (ESV) é um método inovador idealizado por Fisioterapeutas da Universidade de Queensland (Austrália) na década de 90, baseado em pesquisas cientificas. O alto índice de dor lombar e cervical na população produtiva é alto, levando a conseqüências socioeconômicas desastrosas, devido a isso, um grupo de Fisioterapeutas (custeados pelo Governo Australiano e seguradoras) iniciou uma pesquisa para desenvolver um método de tratamento mais efetivo que reduzisse as recidivas a longo prazo. Surgiu então a ESV; o re-treinamento do Sistema Muscular através dos exercícios de controle motor tem sido utilizado com sucesso não só na coluna vertebral como também nas articulações periférica. A ESV possui uma vasta aplicabilidade clínica e deve ser utilizada em conjunto com outras técnicas como: Conceito Maitland, Mobilização Neural, Estabilização Lombopélvica Dinâmica, Mulligan entre outras.

Objetivo:
Propiciar ao aluno o aprendizado do que há de mais moderno na morfologia, biomecânica, disfunções de movimento e tratamento através da ESV da coluna lombar e cervical.

Programa:
- Conceito e Evidências Científicas do programa de ESV
- Morfologia e biomecânica da coluna lombar e cervical
- Raciocínio Clinico da disfunção musculoesquelética
- Avaliação e diagnóstico da instabilidade clínica e disfunção muscular
- Utilização do Ultra-som de imagem ,EMG de superfície e Unidade Pressórica de Biofeedback no tratamento da Disfunção Muscular local em pacientes com Lombalgia e Cervicalgia através da ESV
- Tratamento da disfunção muscular local em pacientes com lombalgia e cervicalgia através da ESV



MOBILIZAÇÃO NEURAL – NEURODINÂMICA
Data: 07 a 10 outubro de 2010
Ministrante: Carla Danielle Chagas

Conteúdo:
Dor Neurogenica: dor iniciada ou causada por lesão primaria, disfunção ou perturbação transitória no Sistema Nervoso Periférico ou Central (Merskey 1994). E uma patologia comum na pratica fisioterapêutica e não um diagnostico de exclusão. Desde a década de 70 a avaliação a tratamento do tecido neural vem sendo incorporada na pratica fisioterapêutica por profissionais como Maitland, Elvey, Butler e outros. O reconhecimento de que a fibra nervosa pode ser também uma fonte de informação nociceptiva, levou a elaboração de técnicas manuais especificas para seu tratamento.

Objetivo:
Diminuir quadro álgico em 80% na 1ª sessão Restaurar a complacência da fibra nervosa Restaurar o movimento funcional.

Programa:
Abordagem clinica do Tecido Neural
Anatomia funcional do Sistema Nervoso
Raciocínio clinico na avaliação do Tecido Neural Técnicas terapêuticas manuais para o Tecido Neural Elaboração do programa de exercício ativos
Teste de provocação dos nervos periféricos e central
Tratamento central pela mobilização lateral (Elvey 1997) e periférico. (Elvey 1986,Buttler 2001)



ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR DAS ARTICULAÇÕES PERIFÉRICAS E TAPE FUNCIONAL
Data: 20 a 22 de agosto de 2010
Ministrante: Fabio Périssé

Currículo:
Fabio Périssé é Fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia Esportiva e Terapia Manual, Coordenador do Departamento de Saúde da CBLA (Confederação Brasileira de Lutas Associadas), Diretor Geral da MAISFISIO, membro da SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva), membro da APA-SPA (Associação Australiana de Fisioterapia Esportiva) e consultor do Instituto de Esportes de Guandzhou (China) nos anos de 2006/2007. Possui formação em diversas técnicas de Fisioterapia Neuromusculoesquelética (Tape Funcional, Estabilização Segmentar, Estabilização Dinâmica, Conceito Maitland , Mobilização Neural entre outras). Atualmente trabalha no Rio de Janeiro na CEART - Centro de Estabilização Articular e é professor de diversos cursos de Pós-Gradução como professor convidado.

Conteúdo:
Os Exercícios de Estabilização Segmentar surgiram na década de 90 na Austrália e hoje vem sendo estudado em diversos países no Mundo. As pesquisas demonstram que nossas musculaturas respondem de forma diferente a presença de dor, algumas ficam inibidas enquanto outras ficam super ativas, será que o tratamento deve ser igual para estes 2 tipos de respostas? Para solucionar este problema os Exercícios de Estabilização Segmentar vem sendo desenvolvidos e quando utilizados em conjunto com Tape Funcional seu resultado é ainda melhor.
O Tape Funcional é uma técnica fisioterapêutica valiosa, ainda pouco utilizado na prática clínica. Sua aplicabilidade vem sendo estuda por vários pesquisadores como McConnell, Vincenzino, Creamer, Bullock-Saxton....com a preocupação de embasar seu conteúdo teórico e princípios neurofisiológicos e fisiológicos. O local, a direção e o tipo de bandagem determinam a facilitação ou inibição de um segmento ou grupamento muscular, desejado pelo fisioterapeuta. Quando indicado seu efeito na melhora da dor é imediato.

Objetivo:
- Demonstrar a utilização da bandagem como tratamento adjunto e na prevenção de lesões do quadrante superior e inferior.
- Associar as técnicas de bandagem com exercícios terapêuticos de Controle Motor das Articulações Periféricas (AP)
- Auxiliar o aluno na prática de forma que ele seja capaz de modificar e escolher o procedimento mais correto
- Instruir o aluno para que o conhecimento e habilidade adquiridos sejam imediatamente aplicados

Programa:
Embasamento teórico da aplicação das técnicas de bandagem, incorporando princípios biomecânicos, fisiológicos e neurofisiológicos.
Exposição de casos clínicos e demonstração de mais de 40 técnicas de bandagem.
Prática supervisionada, garantindo alto nível de competência e compreensão na execução da técnica.
Evidência Científica e Aplicação dos Exercícios Específicos de Controle Motor das AP



Maiores Informações
Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Unidade Acadêmica Brotas 
Av. D. João VI, 275 - Brotas
Fone: 71. 3276-8265
posgrad2@bahiana.edu.br

Unidade Acadêmica Cabula
Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula
Fone: 71. 3257-8206
posgrad3@bahiana.edu.br