Bahiana é representada no 1º Fórum Nordestino de Metodologias Ativas

Evento é pioneiro na região Nordeste e contou com diversos profissionais de saúde.
12/06/2018

Bahiana é representada no 1º Fórum Nordestino de Metodologias Ativas

A professora do curso de Medicina Iêda Aleluia representou a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública no 1º Fórum Nordestino de Metodologias Ativas (Fonemas), que ocorreu de 18 a 20 de maio, no campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Paulo Afonso (BA). O evento foi organizado pelo Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e teve como objetivos abordar as estratégias de introdução das metodologias ativas no campo da saúde e integrar as escolas de medicina do Nordeste.

Iêda Aleluia participou como convidada da mesa-redonda que teve como tema “Portfólio”, ao lado da prof.ª Rosângela Minardi (UFV) e da prof.ª Fernanda Soares (UNIVASF), e participou também da roda de conversa sobre Exercício de Avaliação Clínica (Mini-CEX).

“Foi um prazer ter sido convidada para participar como palestrante desse evento, que foi o primeiro evento do Nordeste. Eu, como professora da Bahiana, uma escola que é marcada pelas inovações, pela atenção ao desenvolvimento docente e às melhorias nas práticas educacionais, visando à formação melhor, tanto do seu docente, quanto do seu estudante”, afirma Iêda Aleluia, que também é membro do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente da Bahiana (PROIDD).

A professora ainda destacou o momento como enriquecedor: “Foi uma troca de experiências e de conhecimento muito boa. Então, foi um prazer estar lá e um prazer representar a Bahiana”.  Ela ainda ressaltou a importância do congresso que aconteceu de forma pioneira na Bahia: "Estar junto de pessoas de todo o Nordeste e também de colegas palestrantes que vieram do Sudeste, foi muito rico."

Metodologias ativas, tema de abordagem central do Fonemas, são métodos de ensino que têm a finalidade de proporcionar autonomia aos estudantes, tornando o professor em um mediador em sala de aula.

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936