Ações de responsabilidade social, saúde e educação marcam a XVIII Mostra Científica e Cultural da Bahiana

Encontro contou com trailer de avaliação odontológica gratuita.

A décima oitava edição da Mostra Científica e Cultural da Bahiana (MCC) contou com diversas atividades com foco na responsabilidade social. Na tenda “Educação Popular em Saúde da Bahiana”, foram realizadas duas rodas de conversas sobre mulher, relações raciais, saúde e sexualidade, mediadas pelas professoras Karine Santana e Arlene Alves. Na tenda “Satélite de Práticas Integrativas e Complementares: cuidados individuais e coletivos”, foram exibidos exercícios corporais e no espaço de interação lúdica, o enfoque foi na relação familiar.

As convidadas da tenda Educação Popular em Saúde foram: Juli Ferreira de Oliveira, do Povo Tupinambá de Salvador; a professora Anna Amélia Farias (Bahiana); Débora Santos, do Grupo Internacional Mundo Capoeira, e estudante da Bahiana; Lilian Marinho (UNEB e Rede Feminista) e representantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS – UFRB, UFBA e Bahiana) e da Liga Acadêmica de Sexualidade e Gênero (LASG).

Juli Ferreira de Oliveira abordou sobre saúde da mulher indígena: “Muitas vezes, a diversidade da mulher e suas origens não são levadas em consideração no momento de exames médicos. Os profissionais de saúde precisam, cada vez mais, estudar quais intervenções podem ser feitas na sociedade que tenham foco no respeito à diversidade cultural”.

A professora Renata Roseghini foi a responsável pela tenda das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), que teve atividades de aromaterapia, auriculoterapia, reiki e reflexologia podal. Essas práticas são utilizadas em tratamentos com o propósito de auxiliar o paciente a conhecer o seu corpo e entender o processo de cura de diversas doenças.

A professora de Psicologia Izabella Queiroz comandou a tenda de “Interação Lúdica”, que mediou ações voltadas para a família, com brincadeiras para crianças e tarefas visuais. Ela explica como essa tenda foi idealizada: “Esta ação que estamos fazendo hoje é extensão do trabalho de observação participante realizado pelos alunos de Psicologia, no ambulatório da clínica médica do Campus Brotas. Trabalhamos com o conceito de humanização em saúde, por meio de atividades lúdicas com os pacientes. Esse ano, fizemos uma parceria com a Liga Acadêmica Bahiana de Odontopediatria (LABOP). Dividimos a nossa atividade da seguinte forma: o grupo de Odontopediatria começou com as práticas lúdicas, e os estudantes de Psicologia fizeram a observação periférica”.

Miniaulas sobre estratégias para a diminuição do estresse, oficina de projeto de vida com adolescentes e uma palestra de educação em Saúde Bucal, voltada para crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Álvaro da Franca Rocha, também fizeram parte das ações de responsabilidade sociais promovidas na MCC.

Trailer Bahiana Saúde
A MCC também contou com um trailer da Bahiana Saúde, que realizou avaliações odontológicas gratuitas, feitas pelo Dr. Humberto Bastos. Lísia Oliveira, gestora do Centro Odontológico da Bahiana, explica como essa ação é significativa para a instituição: “Esse estande tem o objetivo de divulgar os serviços da Bahiana Saúde, que são os serviços que a Bahiana oferece além da educação. Trouxemos o trailer para atendimento odontológico, onde nosso dentista Humberto Bastos, está fazendo uma avaliação para saber o que o paciente precisa e recomendar quais os tratamentos bucais necessários”.