Notícias

Notícias

Bahiana avança 30 posições no ranking GPTW das melhores empresas para se trabalhar no Brasil

A instituição saiu da 70ª colocação para a 47ª e ganhou destaque na categoria ?Liderança?.

compartilhe

“O nosso resultado vem de uma relação de confiança que, cada vez mais, vai sendo fortalecida e virando fato real.” Estas palavras da coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, definem o motivo da evolução da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública no ranking Great Place to Work (GPTW), que premia as melhores organizações para se trabalhar no país. A premiação ocorreu no dia 13 de agosto, no Espaço das Américas, em São Paulo, e, após uma pesquisa realizada com os colaboradores da Bahiana, a instituição conquistou o prêmio de 47ª colocada. A gestora da Gerência Estratégica de Pessoas e Aprendizado (GEPAP), Telma Bastos, foi a representante da empresa no evento e é a responsável pelas ações realizadas no RH da Bahiana, que possui foco em dialogar com os colaboradores.


A Bahiana também recebeu destaque no quesito “Liderança” (5º lugar), que mede a eficiência dos líderes em coordenar suas equipes e a capacidade de gerir os recursos disponíveis para a efetividade do trabalho na organização. A empresa teve notoriedade no item “Experiente”, que apura a porcentagem de funcionários com mais de 45 anos de idade na instituição, no qual obteve a classificação do 2º lugar. No âmbito estadual, a Bahiana ficou em 3º lugar no ranking GPTW.

A coordenadora Luiza Ribeiro relatou o que significou esse desenvolvimento da Bahiana na premiação do GPTW e como a organização tem trabalhado para promover um diálogo cada vez maior com os seus colaboradores, melhorando as condições de trabalho: “Passamos no 70º lugar para o 47º. É um acontecimento espetacular, até nós mesmos ficamos surpresos. Mas, assim, muito surpresos pelo avanço de quase 30 colocações. Com absoluta certeza, esse é o resultado de um trabalho minucioso que a Gerência Estratégica de Pessoas e Aprendizados (GEPAP) e o RH estão fazendo, no qual estão provendo um diálogo institucional e trabalhando para que, na medida do possível, as demandas que são apontadas pelos nossos colaboradores sejam aceitas e atendidas”. 
     
Sobre a utilização do questionário do GPTW na empresa e o impacto da participação dos colaboradores, Luiza Ribeiro afirma como essa avaliação tem repercutido positivamente na Bahiana. “Eu acho que isso fortalece uma gestão de confiança entre os gestores e os colabores, porque, mais uma vez, estamos cuidando das pessoas, escutando elas, fazendo, dentro das possiblidades, as mudanças. E, como isso é real, as pessoas, ao responderem o GPTW, põem mais verdade, mais alma. Nós temos 1.300 comentários dentro do questionário do GPTW e isso conta muito. A diretoria do GPTW fica muito impressionada em ver como a Bahiana aderiu a essa avaliação interna e como a instituição participa de forma ativa. Então, quando você fala de alguma coisa, bem ou não, significa que essa é uma empresa viva, que dialoga e que há espaço para as pessoas se expressarem e, com certeza, a maioria se expressa de forma positiva”.

Desde 2017, o RH da Bahiana vem realizando workshops de escuta, nos quais o colaborador pode dar sugestões, fazer críticas e apresentar novas ideias, para que o RH, em conjunto com a liderança, possa traçar planos de ação para a implantação de melhorias na empresa.

Histórico da Bahiana no ranking GPTW Bahia e Brasil:

2013 – 5º lugar (Bahia)
2014 – 4º lugar (Bahia)
2015 – 5º lugar (Bahia)
2016 – 2º lugar (Bahia) e 72º lugar (Brasil)
2017 – 3º lugar (Bahia) e 70º lugar (Brasil)
2018 – 47º lugar (Brasil)