Estudantes de Medicina realizam a abertura da Gincana da Bahiana

Encontro ocorreu no Cabula e definiu as equipes da GINBAH.
05/04/2019

Estudantes de Medicina realizam a abertura da Gincana da Bahiana

Encontro ocorreu no Cabula e definiu as equipes da GINBAH.

Aprender, divertir e ajudar. Esses são os pilares da Gincana da Bahiana (GINBAH), evento promovido para os alunos do primeiro semestre do curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A abertura da GINBAH aconteceu na última quarta-feira (27), no Campus Cabula, e teve como objetivo apresentar as provas e jogos que irão ocorrer no dia da gincana, em 27 de abril, e dividir as equipes participantes.

O estudante de Medicina e monitor da GINBAH, Rafael Lelis, contou como surgiu e como é estruturada a gincana: “Devido a enchentes que estavam ocorrendo em Salvador há alguns anos, decidimos pensar em uma forma de ajudar as pessoas. Então surgiu a proposta de idealização da gincana, através dos professores André Zimmermann e Suzana Araújo, que é a de realizar jogos com foco em conhecimentos acadêmicos. A GINBAH possui provas de caça ao tesouro, jogo dos erros, prova dos 9 e atividades beneficentes, como arrecadação. Tudo com o propósito de fazer com que o aluno que está vivenciando o primeiro semestre de Medicina possa gostar e entender como utilizar os assuntos de biomassa, anatomia, histologia, biologia, molecular e celular e fisiologia”.

Um dos maiores objetivos da GINBAH é arrecadar doações para instituições de caridade. Neste ano, a organização escolhida foi o Núcleo Assistencial a Pessoas com Câncer (NASPEC). Luiza Ribeiro, coordenadora de pessoas da Bahiana, estava na abertura do evento e discursou sobre a importância da gincana: “A GINBAH trabalha o espírito solidário do aluno. É essencial para o profissional de saúde aprender de forma dinâmica. Nesse evento, os calouros começam a entender as responsabilidades de serem formandos em Medicina”.

Suzana Araújo, professora e coordenadora do laboratório morfofuncional da Bahiana, explica como a proposta da GINBAH é diferenciada e relevante para os estudantes de Medicina: “Estamos na terceira edição do evento, e os jogos e as brincadeiras que fazemos na GINBAH buscam promover os conhecimentos. As atividades acontecem em um período em que os alunos estão em época de provas, e essa proposta lúdica os ajuda com os conteúdos da grade curricular, como ciências morfofuncionais e primeiros socorros”.

Os alunos se mostraram muito animados com a chegada da GINBAH. Eles foram divididos em quatro equipes, determinadas por cores, e tiveram a primeira reunião entre os grupos para decidirem quais serão as lideranças e as estratégias que irão utilizar nas provas, no dia da gincana. Os calouros de Medicina também escolheram os nomes das equipes para a GINBAH: azul – “Os magnatas”; verde – “Kryptonita”; vermelho – “X”; e a amarela – “Lipídicos".

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936