Alunos de Biomedicina da Bahiana promovem XXI Ciência com Acarajé

Evento teve como tema o Microbioma Humano.

Uma mistura de conhecimento com descontração e comida baiana. Assim foi o XXI Ciência com Acarajé, que aconteceu na última quinta-feira, 9 de maio, no Campus Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Realizado pelos estudantes do Programa de Educação Tutorial de Biomedicina (PET Biomedicina), o encontro teve como tema “Microbioma humano: chave para a saúde do corpo e da mente”, que foi apresentado pela professora da Bahiana Dra. Thessika Araújo.

Sidney Carlos de Jesus Santana, professor e tutor do PET Biomedicina, explica que a ideia inicial do Ciência com Acarajé era ser um projeto voltado para o curso de Biomedicina. “Porém ele tomou uma amplitude muito maior e hoje é aberto para todos os cursos da área de saúde e para a comunidade externa. Estamos muito felizes, pois as inscrições foram esgotadas rapidamente e isso já nos fez pensar na próxima edição, que acontece dia 26 de setembro”, declarou Sidney. Ele ressalta ainda que a iniciativa também possui um caráter social: “Pedimos aos participantes que trouxessem alimentos para serem doados a uma instituição de caridade”.

Michele Santiago, estudante de Biomedicina do 7º semestre e participante da comissão organizadora do evento, explica como é feita a escolha do tema. “Nós alunos, com a ajuda do nosso tutor Sidney Santana, escolhemos um convidado para palestrar e fazemos um sorteio de temas no Instagram para definir qual será o assunto da noite. É muito gratificante participar desse evento que já virou tradição aqui na Bahiana”.

Durante a palestra, a professora Dra. Thessika Araújo, que também é ex-aluna da Bahiana, explicou como funciona a composição do microbioma, que é o conjunto de microorganismos que fazem parte do ecossistema, qual a sua relação com diversas doenças, com o estresse e o comportamento humano.

A palestrante também dissertou acerca da importância de discutir essa temática. “Os estudos e, consequentemente, os conhecimentos científicos sobre as interações humanas relacionadas a' diversidade de microrganismos componentes da microbiota humana se desenvolveu nos últimos anos em diferentes áreas da ciência. Essa diversidade na composição da microbiota humana exerce funções importantes e fundamentais para a saúde, portanto, tornam-se relevantes na formação de um biomédico”.

Diversos alunos presenciaram o evento. Filipe Oscar, estudante do 3º semestre de Biomedicina, compartilha o seu aprendizado. “Eu achei muito interessante. A apresentação foi ótima. Vários artigos falam da questão da microbiota, e esse é um assunto muito relevante nos tempos atuais, principalmente porque traz perspectivas interessantes de possibilidades de tratamentos de doenças”.

Após a finalização da palestra e de uma rodada de perguntas e comentários sobre a temática, os participantes do encontro confraternizaram degustando o tradicional acarajé com refrigerante. Os alunos foram deslocados do ambiente de reflexão científica e puderam aproveitar o restante da noite com uma deliciosa comida baiana.

Confira a galeria de fotos.