Notícias

Curso de Educação Física da Bahiana conquista conceito de excelência

MEC aprova curso com nota 5, deixando-o entre os melhores da Bahia.
24/05/2019


Curso de Educação Física da Bahiana conquista conceito de excelência

MEC aprova curso com nota 5, deixando-o entre os melhores da Bahia.



O curso de Educação Física da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública conquistou a nota 5, aprovação máxima de avaliação do Ministério de Educação (MEC). Ao receber esse conceito, o curso da Bahiana se credencia como uma graduação de excelência no estado e no país. Essa avaliação é essencial para manter o alto nível do ensino universitário para os estudantes da instituição.
 
A visita dos avaliadores do MEC à instituição ocorreu nos dias 22 e 23 de abril. Com base no instrumento do próprio Ministério e, de acordo com o projeto pedagógico do curso, os visitantes fizeram uma análise dos instrumentos que compõem o curso de graduação. Foram realizadas reuniões com a direção, professores, coordenação, alunos e comissões e avaliados a infraestrutura e documentos da instituição.
 
O professor e coordenador do curso, Clarcson Plácido, compartilhou qual o motivo desse mérito.  “Esse resultado é fruto, inicialmente, de um projeto pedagógico de curso construído com diferentes cabeças pensantes, um currículo inovador e que ousa em todos os seus eixos, compromisso do corpo docente com os eixos de ensino, pesquisa e extensão e o apoio Institucional em toda a logística de funcionamento do curso. Somente a ligação de todos esses fatores faz com que essa engrenagem funcione harmonicamente”.
 
A estrutura de ensino do curso de Educação Física da Bahiana possui um projeto diferenciado, pois propaga o objetivo de desenvolver no aluno um modo de pensamento crítico e global, para que esse futuro profissional enxergue a conexão da profissão com diversos fatores sociais.
 
Em relação ao corpo docente do curso, Plácido explana como a constituição de educadores competentes ajuda a estruturar um curso de qualidade. “A formação do nosso corpo docente é algo que coloca o curso de Educação Física em destaque, pois procuramos associar a expertise de cada docente aos componentes curriculares existentes em nosso currículo. Isso garante que o nosso aluno tenha informações consistentes e alavanca o seu repertório de aprendizagem”.
 
Processo avaliativo do MEC
 
Geisa do Carmo Santos, procuradora institucional do Núcleo de Pesquisa e Acompanhamento Institucional (NUPAI), explica como funciona a avaliação do MEC. “São enviados em comissão, dois avaliadores do MEC/INEP- Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que vão confrontar as informações que foram postadas no formulário eletrônico do e-MEC, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O Instrumento de Avaliação em sua Base Legal atende a três dimensões: organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Essas etapas são quantificadas de 1 a 5. Após as análises, chega-se a nota final”.
 
Durante a apuração, o MEC entrevista o Núcleo Docente Estruturante do Curso, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), os docentes e discentes, em momentos distintos, e  cruzam os dados dos diálogos com o que está posto no PPC. Também são visitados os espaços da instituição, como laboratórios, biblioteca e sala de aula. A partir dessa investigação, é verificado se o que é postado do formulário eletrônico do e-MEC está de acordo com o que é exigido.
 
A Bahiana já é uma instituição veterana em participar dos processos avaliativos do MEC. Geisa do Carmo Santos conta como o curso de Educação Física se preparou para essa visita. “A Bahiana atende toda Base Legal do que é solicitado no Instrumento de Avaliação e ultrapassa em suas ações. Assim, investe na organização didático pedagógico, formação/titulação do corpo docente e na infraestrutura e mostra o que de fato faz em suas vivências”.

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936