Acadêmicas de Enfermagem realizam atividades com PICS em Unidade de Saúde

Programação marcou as comemorações pelos 13 anos de publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Em comemoração pelos 13 anos de publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), as acadêmicas do Estágio Curricular Supervisionado do 9º semestre do curso de Enfermagem, supervisionadas pela prof.ª Ana Maria Cruz Santos, em conjunto com o Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Bahiana (CEPICS), realizaram diversas ações em prol da saúde dos servidores da Unidade de Saúde da Família Prof. Dr. Carlos Santana, localizada no Doron, Distrito Sanitário Cabula-Beiru. A ação aconteceu nos dias 7 e 16 de maio e foi planejada a partir da identificação de uma lista de problemas, por meio do Planejamento e Programação Local em Saúde (PPLS) – uma atividade que os alunos desenvolvem semestralmente no Estágio Curricular Supervisionado. "Essa identificação ocorreu por meio de entrevistas com questionário semiestruturado, aplicado aos profissionais do serviço. Após essa etapa, foram avaliadas a prioridade de resolubilidade, factibilidade e viabilidade de intervenção que sanassem ou minimizassem os problemas", explica a professora Ana Maria Cruz Santos.

Inicialmente, os profissionais participaram de uma roda de conversa sobre as PICS, para compreender melhor a PNPIC e as práticas envolvidas, e, posteriormente, foram contemplados com dois dias de cuidados: um com Análise Bioenergética, conduzido pela coordenadora do curso de Enfermagem, Simone Passos, e o outro dia com a prática do Yoga, conduzido pela prof.ª Rosana Politano. Os dois dias de atividades envolveram cerca de 30 pessoas.

Segundo a prof.ª Ana Maria, a escolha das PICS como atividade de promoção de bem-estar deu-se "porque são práticas que apresentam cientificamente resolubilidade e estão disponíveis nas políticas públicas do SUS para a atenção primária aos profissionais e comunidade e percebemos que muitas pessoas desconhecem".