Estudantes de Medicina participam do Seminário de Mortalidade Materna do Estado da Bahia

Grupo compreendeu alunos do 3º semestre do Módulo de Saúde da Mulher.
26/06/2019

Grupo compreendeu alunos do 3º semestre do Módulo de Saúde da Mulher.

Os alunos do 3º semestre do curso de Medicina, que frequentam as aulas do Módulo Saúde da Mulher do componente Saúde Coletiva III participaram do Seminário de Mortalidade Materna do Estado da Bahia, iniciativa do Ministério Público do Estado da Bahia que aconteceu no dia 20 de maio, no auditório da sede do MP, no Centro Administrativo da Bahia.

Realizado por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), do MPBA, o evento abordou temas, como “Morte Materna e a Violência Contra Mulher”, ministrado por Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres, e por Greice Maria de Souza Menezes, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC), e mediado pela representante do Comitê Estadual de Estudo da Mortalidade Materna na Bahia (CEEMM), Márcia Silveira. A programação contou ainda com palestras sobre “Acesso ao Sistema para Identificação de óbito Materno” e “Panorama da Morte Materna”, além de apresentações sobre casos de morte materna por hemorragia e hipertensão.

"A experiência foi muito rica para os alunos, pois a curiosidade foi despertada sobre as dificuldades existentes no combate à mortalidade materna, as quais são enfrentadas com as ações e serviços de saúde da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), tema foco de estudo do componente curricular", relata a professora do Módulo de Saúde da Mulher, Sara dos Santos Rocha. Segundo ela, "conduzir os estudantes ao seminário teve o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre o quadro da mortalidade materna no estado da Bahia, além de permitir uma vivência nas possíveis articulações para a melhoria desse quadro, conhecendo os atores sociais envolvidos nesse processo".

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936