Calouros e acadêmicos encontram-se no Novos da Bahiana 2019.2

Evento trouxe a temática ?A gente pela paz?.

“Vamos juntos pensar em como podemos ser a mudança que queremos ver no mundo”. Esse foi o foco da segunda edição do “Novos da Bahiana” de 2019, que aconteceu na última sexta-feira, dia 26 de julho, no Campus Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com o propósito de recepcionar os calouros deste semestre.

A abertura do evento contou com a apresentação do coral Canta Bahiana, composto por alunos, pais e colaboradores da instituição que apresentaram ao público músicas com a temática de amor ao próximo, demonstrando, na prática, o objetivo da Bahiana de ser uma instituição que promove um espaço educacional diferenciado.

Os coordenadores dos cursos da Bahiana estiverem presentes para recepcionar os novos estudantes. Luciana Billitário (Fisioterapia), Geraldo Argolo (Biomedicina), Simone Passos (Enfermagem), Sylvia Barreto (Psicologia), Clárcson Plácido (Educação Física), Urbino Tunes (Odontologia), Ana Verônica Mascarenhas (Medicina) e Luciana Oliveira (Núcleo Comum) fizeram discursos motivacionais e de boas-vindas aos alunos.

Angélica Mendes, coordenadora do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), explicou como o tema escolhido para recepcionar os calouros é significativo. “A violência no mundo tem nos assustando bastante, então, trazer uma reflexão sobre a importância da paz na sociedade é extremamente importante. Escolhemos esse tema porque acreditamos na cultura da paz e sentimos a necessidade de falar sobre isso e de promover um acolhimento com esse diferencial para os nossos alunos”.

A manhã do “Novos da Bahiana” teve a participação de Feizi Milani, professor da Bahiana e fundador do Instituto Nacional de Educação pela Paz e Direitos Humanos (INPAZ) e Jamira Muniz, coordenadora do Centro Cultural Alagados. Os palestrantes abordaram a paz interpessoal, o bem-estar, a qualidade de vida e como esses fatores contribuem na formação do indivíduo como um ser social.

Jamira Muniz expressou como é importante trazer a discussão sobres questões sociais para um ambiente de educação como a Bahiana. “Esse tipo de debate acrescenta muito para o profissional de saúde, pois, a partir de uma perspectiva ampla e consciente do que é a sociedade, as pessoas podem ajudar a transformar vidas”.

O calouro de Medicina Cláudio Henrique Cavalcanti compartilhou seu sentimento de gratidão por ter sido recepcionado pela Bahiana de forma tão acolhedora. “Foi um encontro muito interessante, pois tivemos contato com vivências e experiências diversas e fomos bem recebidos pelos coordenadores e membros da instituição”.

Lara Landulfo, que também ingressou no curso de Medicina, demonstrou felicidade com seu primeiro contato com a universidade. “É maravilhoso ver que a Bahiana é um lugar onde as pessoas dizem que possui um diferencial e na prática, de fato, isso acontece. Essa manhã de hoje foi o exemplo disso. Um momento encantador”.

Confira a galeria de fotos.