II Jornada de Psicologia discute a formação do psicólogo

Tema do evento foi motivado pelo contexto social, político e econômico do país.

Em homenagem ao Dia do Psicólogo, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou a II Jornada de Psicologia, no dia 27 de agosto, das 8h às 12h30, no Pavilhão III do Campus Cabula. O evento, que teve como tema a Formação em Psicologia, foi coordenado pela professora Sylvia Maria Barreto, coordenadora do curso de Psicologia da Bahiana. A professora e gestora da Clínica de Psicologia da Bahiana Saúde, Myla Arouca, a supervisora pedagógica Ruth Aragão, os discentes do curso de Psicologia da Bahiana Legisvane Ribeiro, Laís Becker, Jamile Dórea, Regina Alves, Indiara Rocha, Amanda Leão, Millen Carvalho, Lucas Cardoso, Ricardo Lopes e os egressos Nathalia Sá e Fernando Lopes também participaram da comissão organizadora da iniciativa.

Ao entrar no auditório I para presenciar a abertura da jornada, o público se deparou com luzes baixas, cadeiras distribuídas de forma não linear, exposições de manequins e decoração artística. O objetivo, segundo a organização, foi de introduzir o conceito de quebra de padrão na formação acadêmica.  Em seguida, o público assistiu a um monólogo em vídeo do aluno Millen Carvalho, referente ao contexto político, social e econômico do Brasil. Após a exibição do vídeo, os estudantes participaram ativamente das Reflexões Coletivas sobre a Formação em Psicologia, mediada pela professora Anna Amélia Faria. As explanações foram lideradas pelos próprios alunos presentes no auditório.

Após o intervalo, as rodas de conversa foram distribuídas por salas de aula, e cada tema foi separado por fitas coloridas que foram entregues aos participantes durante o credenciamento. A temática “Sofrimento Contemporâneo”, coordenada por Mônica Veras, teve como identificação a cor azul; as fitas amarelas foram destinadas ao assunto “Redes de Cuidado”, coordenado por Débora Ferraz; “Currículo e Formação: o que está em questão”, coordenada por Liliane Teles, teve a cor vermelha; e para “Responsabilidade Política e Ética”, coordenada por Veridiana Machado, foi atribuída a fita verde. Após as discussões nas rodas de conversa, os estudantes voltaram a se reunir no auditório I para ponderarem, de forma sintetizada, sobre os conteúdos mencionados. O encerramento do evento contou com a apresentação musical do estudante Gabriel Falcão.

A coordenadora da jornada, Sylvia Maria Barreto, explica que a segunda edição teve como tema a formação em psicologia porque “a comunidade acadêmica, incluindo os discentes e docentes, está sendo desafiada a repensar sobre isso, a fim de se criar espaços diante do contexto sociopolítico-econômico do país”. A professora ressalta que o período vigente, de eleições dos conselhos federal e regionais, propicia um momento de fragmentação da Psicologia, “por isso, é preciso pensar, de maneira contextualizada e responsável, o papel que a formação acadêmica exerce”.

Myla Arouca evidencia que, quando a ação foi planejada, foi preciso pensar no cenário atual. “Estamos num momento de muita desordem e desconstrução e precisamos nos posicionar diante da perspectiva de rever o nosso currículo”, elucida a professora, que também foi palestrante da jornada.

A palestrante convidada, psicanalista e fundadora do Instituto NAPSI – Núcleo de Atendimento Psicológico, Mônica Veras, revela que ficou muito feliz com o convite e que, quanto ao tema, entende que, dessa forma, a Bahiana mostra que se preocupa com a formação do estudante. “Tratar o sofrimento psíquico contemporâneo é tarefa do psicólogo. Não podemos nos descontextualizar do mundo atual, das relações líquidas e desconectadas que contribuem para uma série de sofrimentos psíquicos modernos”, completa a psicanalista.

Diante dos temas abordados, a estudante do 8º semestre de Psicologia Beatriz Navarro aponta que as discussões fora da sala de aula, sobre a formação do psicólogo, foram imprescindíveis. Ela ressalta ainda que participou do evento na edição anterior, em Brotas, e percebeu o crescimento e amadurecimento da jornada.

Confira a galeria de fotos.