Componente Primeiros Socorros promove curso que visa o autocuidado e a prevenção de acidentes

Aulas são destinadas à comunidade quilombola Rio dos Macacos.

Uma ação social de promoção da informação acerca da saúde. Esse é o propósito do Curso de Primeiros Socorros elaborado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública para a comunidade quilombola Rio dos Macacos. O curso, que acontece nos dias 14 e 28 de setembro e 19 de outubro, em Simões Filho, é destinado a essa população e visa promover o autocuidado, prevenção de acidentes e práticas de primeiros socorros.

Os estudantes da Bahiana, que são monitores do componente curricular de primeiros socorros, participarão do curso na função de auxiliadores, com o objetivo de vivenciar uma experiência que pretende sensibilizá-los como futuros profissionais de saúde e entender como funciona um trabalho junto a uma comunidade.

O curso é coordenado pelo professor de Saúde Coletiva Silvio Roberto Mediana e o professor de Biomedicina Gabriel Andrade Nonato. Os módulos das aulas serão: Sinais vitais; Emergências clínicas; Obstrução de vias aéreas por corpo estranho; Reanimação cardiorrespiratória; Curativo; Queimadura; Hemorragia; Intoxicação e Envenenamento.