PET Bahiana destacou-se na XIX MCC

Programa de Educação para o Trabalho Interprofissional atraiu público com atividade interativa.

Também foi destaque na Mostra o espaço destinado ao Programa de Educação para o Trabalho Interprofissional – PET Bahiana, que realizou uma atividade prática educativa na área externa da biblioteca do Campus Cabula. Os visitantes recebiam um caso clínico e tinham de escolher para qual unidade de saúde se dirigiriam entre UBS (Unidade Básica de Saúde, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), Hospital e Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS). Ao chegar à estação desejada, o visitante era orientado sobre sua opção e encaminhado para a unidade correta para o seu caso clínico, caso não acertasse para onde se dirigir.

A coordenadora da atividade e professora do curso de Odontologia, Marlene Barreto, explica que, dentro de uma academia ideal, já são colocados em prática os pressupostos teóricos de uma formação: “Com o PET, ele tem acesso a esses serviços, ou seja, o que ele está vendo na teoria, aqui ele vai vivenciar na prática, o que é um ganho extraordinário”.

A estudante de Medicina Oziemile Silva, do 8º semestre de Medicina, conta que buscou o PET para ter um maior contato com profissionais de outras áreas da saúde. “O PET tem como proposta a multiprofissionalidade, e eu penso muito em, depois de formada, atuar na atenção básica. Portanto, ter esse preparo antes tem acrescentado muito na minha formação. Eu consigo ter tomadas de decisões compartilhadas com os meus colegas, e isso está me fazendo crescer. Acredito que essa iniciativa vai me tornar uma profissional melhor”.

Instalação Interativa
No hall de entrada da biblioteca, estava aberta à visitação a instalação interativa “As Árvores das Vidas”, uma iniciativa que congregou registros fotográficos das atividades de extensão: Violência contra a mulher – Enfermagem; Programa Candeal; Saúde Coletiva 1 – Odontologia; PET Biomedicina; Tópicos Especiais em Psicologia I – Psicologia e Residência Multiprofissional de Saúde do Idoso – OSCID/Bahiana. A iniciativa foi coordenada pelos professores Michaela Eickemberg e Luís Sérgio Nunes, além de ter sido desenvolvida, de forma colaborativa, pelos estudantes dos diversos cursos.

“De quantas vidas e camadas somos feitos? O que alimenta a nossa alma? Amamos só aqueles ou aquilo que entendemos? Ou simplesmente a arte de amar não carece de explicação?” – estas foram algumas questões lançadas pelo texto curatorial da exposição, que se estendeu para um grafite desenvolvido no transcurso da mostra, pelo artista Ramsés (@ramisestencil), nos jardins da biblioteca.