Última edição de 2019 do Bahiana por um dia recebe Colégio Antônio Vieira

Os alunos do ensino médio vivenciaram os cursos da Bahiana por meio de dinâmicas e experimentações.

O programa Bahiana por um dia encerra a temporada de 2019 com a visita dos estudantes do Colégio Antônio Vieira. Os alunos do segundo ano do ensino médio participaram do roteiro de apresentação dos cursos da Bahiana no dia 30 de outubro, das 14h às 17h30. Foram 41 alunos, divididos em 2 turmas, que vivenciaram as áreas de saúde por meio de dinâmicas e experimentações.

Os estudantes conheceram o laboratório morfofuncional e aprenderam sobre os sistemas do corpo humano. A atividade foi guiada por monitores do curso de Medicina. Pedro Paulo Brito, do 2° semestre do curso de Medicina e ex-aluno do Colégio Antônio Vieira, destaca a felicidade em apresentar o curso aos estudantes: “A experiência é muito boa, pois, da mesma forma que ensinamos, podemos aprender com eles, afinal, não estamos tão distantes em relação ao conhecimento”, relata Pedro Brito, que define como gratificante “contribuir com a Bahiana nessa ocasião”.

A professora Cristiane Magali propôs uma dinâmica para o entendimento do “cuidar” na enfermagem. Os estudantes se mostraram bastante participativos e empolgados com as explanações da docente, que também esclareceu sobre o funcionamento e as ações promovidas pelo curso de Enfermagem da Bahiana.

No Centro Odontológico, a professora e preceptora da unidade de triagem, Daniela Moraes, expõe que “conhecer a universidade antes do ingresso é uma experiência que prepara o futuro aluno, que, por sua vez, entende o funcionamento da faculdade na prática”.

O estudante Felipe Nunes, do sexto semestre de Educação Física elucidou, no Laboratório de Habilidades de Educação Física, como a educação física contribui para a saúde integrativa: “Participar do Bahiana por um dia foi sensacional”, conclui o aluno. Já a professora Eulália Barros, de Fisioterapia, realizou a atividade “A Face da Fisioterapia”, demonstrando a estrutura óssea da face e a atuação do fisioterapeuta bucomaxilofacial.

As ex-alunas Laissa Liguori e Emily Figueiredo também participaram da última edição de 2019 do programa. A psicóloga Laissa Liguori abordou o tema “Mitos e Verdades da Psicologia” e, no Laboratório de Ciências Químicas, Físicas e Biológicas, a biomédica Emily Figueiredo mediou a atividade de microscopia com os adolescentes.

lara Amaral, estudante do Colégio Antônio Vieira, relata que conhecer os cursos da Bahiana de forma dinâmica a auxiliou no processo de escolha profissional: “Me interessei pela área da odontologia, mas a experiência no Laboratório Morfofuncional também foi bastante significativa”.