Nota de falecimento: Prof. Dr. Armênio Costa Guimarães

Bahiana manifesta pesar pelo falecimento do professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde Humana.

É com imenso pesar que a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, sua última morada acadêmica, comunica o falecimento do Prof. Armênio Costa Guimarães, mestre e inspirador de inúmeros profissionais da área de saúde como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos membros necessários e indispensáveis para o cuidar integral do ser humano nos aspectos biopsicossociais.

O professor Armênio, nasceu em Salvador, em 17 de setembro de 1933, fez seus estudos fundamental e médio nos Colégios Nossa Senhora Auxiliadora e Maristas respectivamente e se graduou em medicina na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1956. No início de sua carreira teve como mentor o Prof. Jorge Augusto Novis e foi médico clínico da Maternidade Tyssila Balbino.

Fez vários estágios de Pós-graduação em Cardiologia como, por exemplo, na Faculdade de Medicina da USP, Universidade de Cornell e Minnesota e Instituto de Cardiologia Sabbado D'Angelo, ICSD, EUA o que lhe deu sólida formação nesta área o tornando um dos destaques da Cardiologia Brasileira.

Exerceu vários cargos de gestão e contribuiu com várias instituições associativas, tendo sido professor e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação FMB, UFBA, professor e Vice-Coordenador do Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde Humana da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, professor Emérito da Universidade Federal da Bahia. Foi também professor visitante na Univ. de Cornell, -NY EUA e Universidade de Brasília, presidente da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Cardiologia, sócio-fundador, presidente e membro permanente do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Hipertensão, fundador e presidente da Liga Baiana de Hipertensão e Aterosclerose, membro fundador da Academia de Ciências da Bahia, diretor científico da FAPESB, professor emérito da UFBA e Membro Emérito da Academia de Medicina da Bahia, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa e coordenador da Residência Multiprofissional em Cardiologia do Hospital Ana Nery/UFBA. Sócio remido da Sociedade Brasileira de Cardiologia BC e membro do American College of Cardiology, American College o fPhysicians e American Heart Association, membro honorário da Sociedade Portuguesa e da Federação Argentina de Cardiologia e membro fundador da Academia de Ciências da Bahia.

Foi também autor de inúmeros artigos científicos publicados em revistas de elevado conceito internacional e vários livros e capítulos de livros.

Ressalta-se ainda que o Prof. Armênio Guimarães participou diretamente da formação da maioria dos cardiologistas baianos e deu uma grande contribuição social tendo sido um defensor ferrenho do SUS (Sistema Único de Saúde).